Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Assistidos pelo ATeG Balde Cheio avançam em produtividade

RESULTADO
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
12/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Balde Cheio), do Sistema Faemg Senar, fez a diferença nas regiões de Santa Maria de Itabira, Senhora do Porto, Guanhães, Sabinópolis, Braúnas e Ferros. Após dois anos de trabalho em parceria com a Cooperativa Central de Produtores Rurais (CCPR) e os Sindicatos Rurais, os resultados foram apresentados aos produtores atendidos, demonstrando avanços importantes na média geral do grupo, formado por 20 produtores.

Entre os destaques, está a margem bruta por hectare, que passou de R$ 1.143,11, no primeiro ano, para R$ 1.772,03, um aumento de 55%. A produtividade cresceu 41%. A média do volume diário de produção foi de 162 litros para 180. A área média do grupo é de 95 hectares. O técnico de campo André Simões Teixeira está satisfeito com os indicadores, principalmente se comparado ao período vivenciado, considerado bastante desafiador.

Grupo de ATeG em Santa Maria de Itabira

“Sofremos algumas intercorrências com a falta de volumoso disponível para os animais, aumento no preço dos insumos, oscilação no mercado do leite e ameaças de pragas e insetos. Isso interferiu muito, mas, mesmo assim, eles se comprometeram e evoluíram”, comentou André. Para alcançar os resultados, algumas orientações do técnico foram essenciais, como ajuste no arraçoamento e mineralização para os animais, correção e adubação de pastagem, visita continuada de veterinário para ajustes na parte reprodutiva e mudanças no manejo dos animais, como distribuição de sombras e bebedouros.

ATeG em Guanhães

O pecuarista Frederico Hauck, da Fazenda Jequitibá, em Guanhães, é um dos beneficiados pelo programa. Para ele, o ATeG mostra a importância das anotações e utilização dos dados. Sua percepção é que o mundo do agronegócio está se transformando: já não há mais lugar para um empreendimento amador. A profissionalização se faz necessária, sendo a capacitação uma das melhores armas para vencer os novos desafios.

“Menores custos com maior produtividade. Isso só é possível com uma assistência técnica profissional. O ATeG supre essa necessidade, mostrando ao produtor rural o diferencial de uma boa administração. Produzir mais e melhor deve ser o objetivo de todos”.