As Comissões Técnicas de Mulheres e de Jovens do Sistema Faemg iniciaram suas atividades no interior com participações em eventos do agro. Nos encontros, muita gente interessada em conhecer e contribuir com ações que fortaleçam a participação desses dois públicos fundamentais no agronegócio mineiro.
Em Oliveira, município do Sul de Minas, a ideia de jovens do agro mobilizados foi tão bem recebida que o próprio presidente do Sindicato Rural, Márcio Eugênio Leite de Castro, propôs a criação de um núcleo de jovens dentro da entidade. Os membros da Comissão Faemg Jovem Vinícius Mattar e Rennan Sanches Faria, organizaram o encontro no município.
Vinícius disse que o encontro teve muitas boas trocas de ideias e agora já são mais de 100 pessoas engajadas em fazer o trabalho avançar. “Muitos jovens estavam desiludidos e sem perspectivas com o agro. No evento eles puderam conhecer melhor o setor e ter uma visão das oportunidades no agronegócio com os casos de sucesso que levamos”, contou. Empolgados, os participantes inclusive propuseram um novo encontro durante a Mega Leite, que será realizada em junho, em Belo Horizonte.
“Isso é fruto do propósito de trabalhar em conjunto e gerar frutos para outros jovens, incluir outros em um trabalho coletivo e de representatividade em que eles acreditam”, comentou a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg, Silvana Novais. O evento de Oliveira foi o primeiro e a programação focou em despertar o interesse pela liderança e empreendedorismo, bem como incentivar a capacitação na área e aproximá-los do trabalho da comissão.
“Acho que o nosso papel é manter o pessoal no campo e trazer quem não é. Mostrar que a federação está ao lado deles, seja via comissão, ou com treinamentos e programas. Temos que ir até o produtor, mostrar que estamos aqui para ouvir e lutar por eles. Estou muito otimista pelo nosso futuro e a Faemg tem um papel muito importante nisso, finalizou Vinícius Mattar.
Mulheres do café
Quem conhece o trabalho da Comissão Faemg Mulher têm mostrado a mesma animação presente no evento em Oliveira. Durante a Expocafé, em Três Pontas, a gerente Silvana Novais apresentou a comissão dentro da programação do Encontro de Mulheres Cafeicultoras e a recepção foi um sucesso. “Fomos muito bem recebidas. Levamos dados que mostraram a inserção da mulher no agro e na cafeicultura e o público gostou bastante”, contou Silvana.
A gestora destacou que as mulheres que conhecem a comissão se mostram ansiosas por se capacitar em liderança e empreendedorismo, duas áreas que a Faemg Mulher quer fortalecer junto ao público feminino. “Queremos formar líderes e empreendedoras, mas temos que capacitar essas mulheres. A proposta tem chamado muito a atenção e até outras entidades tem buscado contato conosco para participar. Foi um sucesso total”, concluiu Silvana.
O encontro mais recente da Comissão Faemg Mulher e da Comissão Faemg Jovem foi realizado em Patos de Minas, durante a 62ª Fenamilho, contando com mais de 100 participantes – leia aqui.