Compartilhe


Agro+Verde na Femec

FEMEC
ESCRITO POR CRISTIANE MENDONÇA, GRH
04/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O projeto Agro+Verde foi tema de um evento promovido na manhã desta quinta-feira (04/04) durante a Femec.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antônio Ernesto de Salvo (Inaes), e a Cargill e tem como objetivo prestar assistência técnica aos produtores rurais para que melhorem a qualidade das pastagens e restaurem as chamadas Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

Na fase piloto, o Agro+Verde atendeu 30 produtores de corte e de leite das regiões do Triângulo e Alto Paranaíba, tendo plantado 80 mil mudas de árvores e distribuído mais de 1.300 toneladas de calcário e 91 toneladas de adubo para a recuperação de pastagens, além de arames lisos para construção de cercas. A segunda fase do projeto tem como meta atender mais 170 produtores rurais, somando, assim, 200 beneficiados.

Participaram do encontro o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o vice-presidente de Finanças e presidente do Inaes, Renato Laguardia, o vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes, e o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha.

Durante a programação, foram apresentados, para uma plateia formada por produtores rurais e técnicos de campo das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, os resultados do Agro+Verde em quase dois anos de atuação, exemplos de propriedades rurais que uniram preservação e produção agrícola.

O presidente do Sistema, Antônio de Salvo, fez a abertura do evento e reforçou o papel ambiental do produtor rural. “Vamos fazer o que precisa no Brasil, em termos de sustentabilidade, que já é uma verdade, mas que precisa ser mais falada e, até, gritada, tal como fizemos com o nosso “Minas Grita pelo Leite!”, disse.

Especialistas

Em seguida, o engenheiro agrônomo da Re.green André Gustavo Nave abordou o tema “Geração de renda em Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP)” e mostrou exemplos de propriedades rurais que conseguiram recuperar áreas e produzir. “Existem várias iniciativas para que os produtores tenham ideias e pensem novas formas de reaproveitamento econômico de áreas que precisam ser preservadas dentro da legislação”, afirmou.

Já o gerente de Projetos de Sustentabilidade da Cargill, Raphael Lemes Hamawaki, falou sobre as ações da empresa no Brasil e o alcance conquistado em Minas, graças à parceria com o Inaes. “O interesse e o engajamento dos produtores rurais nos surpreendeu e mostra que o campo precisa da gente. É com parceiros como o Sistema Faemg Senar, e outros, que esperamos alcançar os objetivos de sustentabilidade”, frisou dizendo que o objetivo do Agro+Verde, em parceria com o Sistema, é alcançar 100 mil hectares de pastagens recuperadas.

O consultor do Inaes, Cezar Augusto Fonseca e Cruz, encerrou a parte técnica chamando atenção dos produtores para as possibilidades das áreas de reserva e recuperação. “Existe geração de renda em APP e Reserva Legal com oportunidades legais e possíveis. Conservação e produção andam juntas e são aliadas. É preciso que o produtor rural invista em capacitação técnica para perceber como as áreas de uso restrito são uma oportunidade econômica sustentável!”, afirmou.

Resultados do Agro+Verde

O presidente do Inaes, Renato Laguardia, fez o encerramento das apresentações mostrando a atuação do Sistema Faemg Senar e os resultados alcançados pelo Agro+Verde. “Precisamos nos profissionalizar e produzir, recuperando nossas áreas, porque o Código Florestal exige, mas também porque precisamos da água para plantar e para alimentar nossos animais”. E salientou: “Ao final do Agro+Verde, o produtor rural ganha um certificado que valida a regularização, do ponto de vista ambiental, da sua propriedade!”, citou reforçando o benefício da certificação para o produtor.

 

Perdeu algum conteúdo da Femec 2024? Acompanhe abaixo: