Compartilhe


Saúde Itinerante chega ao Norte de Minas

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
28/08/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
A previsão é de que, por meio do Programa Saúde Itinerante, sejam realizados 12.600 em 30 municípios mineiros

Espinosa, no Norte de Minas, foi a primeira cidade da Regional Montes Claros a receber as ações do Programa Saúde Itinerante em 2025. A carreta da saúde foi montada na Praça da Meteorologia, e as ações aconteceram na segunda e terça-feira (dias 25 e 26). Mais de 200 exames foram realizados na cidade, ajudando a desafogar o sistema público de saúde, especialmente para os moradores de comunidades rurais. O programa é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar e do Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico.

“O cuidado com estes produtores, para o diagnóstico precoce e prevenção de doenças, é muito importante. Por meio do Saúde Itinerante, o Sindicato Rural se colocou como parceiro do município, que prontamente topou a realização destes atendimentos que vão ajudar a saúde da população da cidade”, destacou o presidente do SPR de Espinosa, Marcos Vinícius Alves Nogueira.

Exames  para os moradores de comunidades rurais ajudam a desafogar o sistema público de saúde

Foram ofertados exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata. A prefeitura, parceira no evento, ofereceu ainda vacinação; testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites e Chagas; além de aferição de pressão e teste de glicemia.

Maria das Dores Ribeiro, pequena produtora rural da Comunidade de Pedra Branca, estava há alguns meses esperando vaga para realizar a mamografia. Ela faz o rastreamento anual e não quis perder tempo para cuidar da saúde. “Todos os anos faço o exame, mas neste ano a vaga estava demorando. Foi bom o caminhão da saúde para agilizar meu pedido”, afirmou a produtora.

José Ferreira da Silva já não trabalha mais na produção rural. Mas os mais de 40 anos como lavrador deixaram algumas marcas que agora demandam cuidados especiais. Por isso, o check-up do câncer de pele no caminhão da saúde foi feito durante os atendimentos em Espinosa. "Eu vinha apresentando alguns sinais na pele e vim checar. Ter a saúde em dia é importante para seguir uma vida melhor", pontua José Ferreira.

Atendimentos no Norte de Minas

Após Espinosa, a carreta desembarcou em Porteirinha, também no Norte de Minas, onde ficará até esta sexta-feira (29), com atendimentos realizados na Praça Coronel Odilon Coelho. A Prefeitura de Porteirinha, parceira local da ação, realiza alguns atendimentos de suporte, como testagem para Doença de Chagas.

“Começamos a maratona pelo Norte de Minas, trazendo diversos exames, oportunizando aos produtores rurais este cuidado com a saúde. Muitos que estão no meio rural nem sempre conseguem acesso aos serviços de saúde”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins.

A próxima parada será Janaúba nos dias 1 e 2 de setembro, no Parque de Exposições do município.

Após Espinosa, a carreta desembarcou em Porteirinha, também no Norte de Minas

Agenda estadual

A previsão é de que, por meio do Programa Saúde Itinerante, sejam realizados 12.600 exames de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata, envolvendo 30 municípios mineiros. Os atendimentos começaram em março, passando por várias cidades.

 

Até o mês de novembro, a carreta da saúde seguirá para mais seis compromissos:

20 e 21/10 – Pedra Azul

23 e 24/10 – Salinas

27 e 28/10 – Taiobeiras

30 e 31/10 – Machacalis

3 e 4/11 – Ladainha

6 e 7/11 – Nova Módica