Compartilhe


Formação por Competência qualifica gestores de haras

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA
ESCRITO POR LUCIANA RICARDINO, DE PASSOS
13/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Programa fortalece a equideocultura mineira e forma profissionais qualificados para o campo

A segunda turma de Minas Gerais do Programa de Formação por Competência (FPC) voltado à formação de Gestores de Haras foi finalizada na última sexta-feira (10/10), em Bambuí. O programa oferece uma qualificação completa, aliando o conhecimento técnico ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o desempenho profissional e o fortalecimento do setor rural.

A formação foi realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar e a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), e foi a primeira turma formada em conjunto ao Núcleo Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, que atende Bambuí e outras 14 cidades.

O programa marca um importante avanço para a equideocultura em Minas Gerais. Segundo o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Júnior, o programa, criado em 2023, continua sendo um sucesso. “O projeto segue com a finalização dessa segunda turma, em Bambuí, com 540 horas de treinamento, aprendizado, práticas, dedicação e bons resultados. Através da cooperação entre instituições, estamos transformando vidas de homens e mulheres do campo, com base nos pilares da educação, da inovação e da formação profissional continuada".

Cristiana Gutierrez, presidente da ABCCMM, também comemorou a formatura da segunda turma. “Hoje, o Mangalarga Marchador ganha novos profissionais qualificados, preparados para trabalhar com mais conhecimento, mais técnica, responsabilidade pelo nosso cavalo. Agora temos profissionais prontos para atuar nos Haras de todo o país, contribuindo para o fortalecimento da equideocultura”.

Para a analista técnica da Formação Profissional Rural e coordenadora do programa, Marília Saraiva, investir em conhecimento é investir em pessoas, comunidades e no desenvolvimento do campo. "Ver o resultado desse trabalho em Bambuí nos enche de orgulho e confirma que estamos no caminho certo".

Em Bambuí, o programa contou com o apoio e o envolvimento direto de criadores e instituições parceiras que disponibilizaram estrutura e apoio técnico para as atividades. O presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, Diego Arlei Luís, destacou que o núcleo tem um papel de extrema importância no fomento da raça. “Essa parceria nos proporciona resultados muito positivos. Um deles, com certeza, é esse curso que estamos concluindo aqui em Bambuí, de formação de mão de obra qualificada, em parceria com a associação, com o Sistema Faemg Senar, com o IFMG de Bambuí, o Sindicato dos Produtores Rurais e criadores que disponibilizaram suas fazendas para as aulas práticas. É extraordinário para nossa região”. 

Durante o curso, os participantes vivenciaram uma formação completa, conduzida por instrutores experientes que abordaram desde o manejo básico até a gestão e o comportamento organizacional. “O Programa Formação por Competência em Equideocultura é um conteúdo completo, forma um profissional habilitado para trabalhar com equideocultura e ter sucesso nessa atividade, que é tão importante para o nosso estado”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Rogger Coelho.

José da Conceição Ferreira, conhecido como Zequinha, participou da formação e comemora o resultado. "Eu tenho 49 anos e, desde menino, trabalho com cavalo. Essa foi uma experiência muito importante pra mim, todo esse tempo que nós passamos fazendo o curso eu aprendi bastante! Foi muito conhecimento compartilhado com a gente".

Com início em abril de 2024, o programa foi estruturado em dez módulos, integrando conteúdos teóricos e práticos que capacitaram profissionais para atuar em diferentes etapas da gestão e manejo de haras. A turma, composta por nove formandos, concluiu um ciclo de aprendizado que uniu inovação, técnica e tradição na criação do cavalo Mangalarga Marchador.