Representantes do agronegócio de Minas Gerais têm colocado a segurança pública como um dos principais entraves para o desenvolvimento do setor e um dos maiores desafios para as polícias. O tema mobilizou, nesta quinta-feira (17/02), uma reunião, na Cidade Administrativa, encabeçada pela deputada federal Ana Paula Junqueira, com Secretário de Estado de Segurança Pública, Rogério Greco. A convite da deputada, o representante do Sistema Faemg Senar no encontro foi o vice-presidente Renato José Laguardia de Oliveira. A reunião contou também com as presenças de vários presidentes de sindicatos do Sul de Minas e com o prefeito municipal de Caxambu, Diogo Curi, além de vereadores e representantes dos produtores rurais. Na pauta de reivindicações estavam a criação e expansão de programas de patrulha rural, a criação de delegacias especializadas e a abertura de um debate sobre a implantação de medidas preventivas de segurança em parceria com entidades e iniciativa privada.
“O trabalho do Sistema Faemg Senar é defender os direitos dos produtores rurais. Um desses direitos é a segurança e a tranquilidade para que ele possa desenvolver suas atividades no campo. Estamos aqui para assisti-los e saímos desta reunião com uma grande expectativa. Precisamos agir e viemos pleitear o amparo legal junto ao poder público para que os produtores tenham condições de trabalhar sem o receio constante de que serão furtados ou assaltados”, afirmou o vice-presidente.
Para deputada federal, Ana Paula Junqueira, que também é produtora rural na região Sul de Minas, a reunião foi um primeiro passo rumo às ações concretas que visem a evitar os roubos dentro das propriedades rurais e ao longo das estradas que cortam Minas Gerais. “O estado de insegurança é constante e não é de agora e, por isso, intermediei essa reunião junto ao secretário Rogério Greco, tendo em vista ainda que roubos de cargas e assaltos dentro das propriedades estão ocorrendo em especial no Sul de Minas, em Caxambu, Minduri, Cruzília, por exemplo. Na última semana, teve até um assassinato. Eu estou otimista que, a partir desta reunião, outras medidas possam ser tomadas para minimizar os problemas, porque toda vez que nos unimos, o benefício é de todo mundo”.
Sem paz para trabalhar
Os relatos colhidos com produtores rurais mostram que a maior parte dos furtos e roubos são “encomendados”, tendo em vista que os bandidos entram nas fazendas sabendo bem o que querem levar, o que mostra organização e planejamento. Jordânio Ribeiro dos Santos é presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Madre de Deu de Minas e tem sentido na pele o problema. “Eu tenho cinco anos à frente do sindicato e acho que talvez seja dos três principais problemas que a gente enfrenta. Em 2022, com assaltos e roubos os produtores filiados ao nosso sindicato tiveram prejuízos de aproximadamente R$ 1,5 milhão. A Faemg nos ajuda muito ao encabeçar esta reunião. Com a federação a gente sabe a quem recorrer,” garante Jordânio.
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cruzília, Marcelo Junqueira Ribeiro, os fazendeiros estão enfrentando uma escalada da violência nos últimos meses. “O apoio da Faemg e da Secretaria de Segurança Pública são fundamentais para nós. Acredito que essa reunião foi produtiva e mostrou a nossa união e força, acredito que vamos ter bons resultados”.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Baependi, Sirlei Silvério, afirmou que participou da reunião em busca de ações que visem a mais segurança, pois tem se tornado cada vez mais difícil conviver com a violência na zona rural. “Meu município tem quase 800.000 km², assim nós temos 2.200 Km de estradas rurais, então a gente sabe que é difícil para a polícias, mas é preciso fazer alguma coisa. Por isso, contamos sempre com a ajuda da Faemg”, disse Sirlei.
Eduardo Rafael, presidente do Sindicato dos Produtores Rural de Caxambu, lembrou que as áreas rurais têm recebido cada vez mais investimentos em equipamentos, insumos e animais, tornando-se cada vez mais atrativa para os criminosos. “Essa reunião foi muito importante e nos mostrou que a Faemg está sempre muito atenta às nossas necessidades. Nos sentimos muito bem acolhidos também pela Secretaria de Segurança”.
Christian Viana de Azevedo é Subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Secretaria de Segurança Pública e participou do encontro na Cidade Administrativa. Para ele, a reunião foi positiva e ajudou e pensar estratégias conjuntas de atuação para resolver o problema. “Nos unimos a força estatal de investigação, prevenção e repressão desses crimes e, do outro lado, o incentivo é da iniciativa privada e do Sistema Faemg para colaborar com informações com complementações para garantir a segurança do povo mineiro”.