Compartilhe


Bananicultores discutem ações estratégicas

FRUTICULTURA
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
27/01/2026 . SINDICATOS

A instabilidade comercial, as dificuldades produtivas e os impactos econômicos aos produtores rurais formaram a base de uma reunião realizada pelo SPR de Jaíba e Matias Cardoso junto aos fruticultores que se dedicam à produção de bananas na região do Norte de Minas, mais especificamente àqueles que operam no Projeto de Irrigação Jaíba.

O objetivo do encontro, batizado de “Perspectiva Futura” e que contou com cerca de 30 participantes, foi o de debater o atual cenário produtivo da fruta e alinhar ações estratégicas para que a região siga como uma das principais produtoras do país no segmento de frutas. Nesta primeira reunião, a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) foi a entidade convidada para o bate-papo.

“Esta reunião foi para falar especificamente sobre o momento da bananicultura e buscar maior proximidade entre as ações do Sindicato e a Abanorte, que realiza hoje importante trabalho na região, como no levantamento da cotação de preços. Também debatemos os desafios produtivos diante do mercado nacional, bem como a concorrência, além das questões produtivas regionais, com as dificuldades que o produtor enfrenta”, afirmou o presidente do SPR, Edson Pereira Jr.

Os produtores presentes apresentaram suas principais dúvidas e demandas, que vão nortear as ações do ano. “Um dos pontos foi, inclusive, ouvir estes produtores para alinhar novas demandas junto ao Sistema Faemg Senar para ações que melhorem a atuação produtiva da nossa região, para enfrentarmos essa sazonalidade do mercado”, pontuou Edson Pereira, que na oportunidade destacou a importância de os produtores criarem planejamento dos seus negócios, de forma estruturada.

Novos encontros e ATeG

Segundo o SPR, outras reuniões serão realizadas ao longo dos próximos meses, incluindo outras entidades. Em dezembro de 2025, o Sistema Faemg Senar esteve reunido com os produtores da região e o Sindicato Rural. Na ocasião foram repassados o panorama e evolução da região dentro das ações estratégicas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Desde a implantação do ATeG, o SPR de Jaíba e Matias Cardoso já recebeu 19 grupos de trabalho, sendo oito de fruticultura.

Força regional

O Norte de Minas conta com mais de 35 mil hectares de frutas cultivadas, representando em torno de 27% da produção do estado de Minas Gerais. Desse total, 22 mil hectares são especificamente dedicados ao plantio de banana, prata e nanica, e o restante explora outras riquezas, como manga, limão e mamão. Semanalmente saem da região irrigada 450 caminhões, de 12 mil quilos/cada, somente de banana tipo nanica para vários centros comerciais do país.

A região também recebe importantes projetos de incentivo à produção, como é o caso do Agro+Verde Cacau, realizado pelo Sistema Faemg Senar e Cargill, que prevê incentivo financeiro para os produtores que já têm expertise com a fruticultura e interesse em diversificar. Com o projeto, o produtor recebe um fomento de até R$ 9.500 em mudas por hectare que já estão sendo produzidas em oito viveiros de Ilhéus e Eunápolis, na Bahia, e se compromete a devolver R$ 7.000 em amêndoas em até cinco anos. A meta do projeto é fornecer mudas para o plantio de 2.900 hectares.