Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Sistema FAEMG no lançamento do ‘Inventário da Cozinha Mineira’

PARCERIA
ESCRITO POR ASCOM
07/12/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Na última sexta-feira (3) foi lançado o projeto "Inventário da Cozinha Mineira” e a revalidação, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dos “Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal” como patrimônio cultural do Brasil, inscrito no "Livro dos Saberes" do Iphan.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico, deram início ao processo de reconhecimento da cozinha mineira como patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais, integrante do Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira, com a participação de várias instituições, incluindo o SISTEMA FAEMG / SENAR / INAES / Sindicatos.

A partir da esquerda: Marília Saraiva; Leônidas Oliveira; Gustavo Campos; Paula Lobato; Fernanda Fonseca, superintendente de Marketing Turístico da Secult; Ariadna Alves, do Café Zaro; e Carlos Longino, coordenador Regional da Technoserve Brasil

O encontro foi promovido nos jardins do Palácio da Liberdade e contou com a presença das analistas técnicas do Sistema FAEMG / SENAR / INAES / Sindicatos, Marília Saraiva, da Gerência de Formação Profissional Rural e Promoção Social, e Paula Lobato, da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial.

Durante o evento, as analistas conversaram com o coordenador dos programas de turismo da empresa Technoserve Brasil, de Conceição do Mato Dentro e regiões, Gustavo Campos, sobre os cursos de turismo, quando demandas foram levantadas com a intenção de parceria. O Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, ficou “maravilhado com o Programa Agente de Turismo Rural, com o desenvolvimento dos módulos e as propostas dos conteúdos”, disse Marília Saraiva.

O secretário compareceu a um dos módulos do Programa que estava em execução em Monte Santo de Minas, no final de novembro, e propôs um contato mais próximo em 2022 com o SISTEMA FAEMG / SENAR / INAES / Sindicatos, principalmente nas ações de capacitação e parcerias envolvendo gastronomia, cultura, turismo e desenvolvimento econômico.