O Sindicato dos Produtores Rurais de Paraopeba e Caetanópolis deu início a 28ª Expo Paraopeba, nessa quarta-feira (29/5). Essa edição marca o aniversário de 112 anos da cidade e o segundo ano consecutivo de realização do evento após 13 anos paralisado. A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, que compôs o dispositivo de honra ao lado de lideranças do agronegócio e autoridades.
Salvo comentou sobre o resultado do PIB mineiro que ultrapassou a casa do R$1 trilhão pela primeira vez na história, sendo o maior destaque para o setor agropecuário, que teve crescimento de 11,5% em comparação com 2022. Ele ressaltou ainda o desenvolvimento da região central do estado e seu potencial para se tornar a nova fronteira agropecuária do país. “A transferência de renda que a agricultura e a pecuária fazem para a população é uma constante, e isso vai acontecer nesta região, pois no passado a fertilidade era fundamental, mas hoje o que nós precisamos é de solos bons e uma boa topografia para que a gente possa desenvolver. Por isso, esse setor precisa ser bem administrado, mostrando toda essa riqueza que vem irrigando toda a população dentro e fora da porteira”, reforçou.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paraopeba e Caetanópolis, Welington Mota, disse que a retomada do evento é fundamental não só para a agropecuária da região, mas para todos os setores da economia do município. Em seu discurso, ele falou sobre os desafios do setor e fez um convite para que os produtores rurais se posicionem mais para trocar ideias, inovar e buscar métodos que impulsionam o crescimento. “Nós somos a força do campo e é aqui, no interior, que o Brasil dá certo. É aqui que brota a esperança de um país cada vez mais produtivo, com o setor da agropecuária cada vez mais evoluído”.
A mulher e o agro
Nesta quinta-feira (30/5), o protagonismo da mulher no segmento foi tema do encontro “Mulheres do Agro”, conduzido pela gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais. Cerca de 100 pessoas se inscreveram na ação. “Jovens e mulheres vem se destacando como protagonistas. Aproveitamos esse momento para gerar conexão e conhecimento. Queremos o olhar das mulheres para dentro do nosso Sistema, para o nosso trabalho e, ainda, ir além desse único encontro, participando do Núcleo de Mulheres do Sistema”, convidou.
O Sistema Faemg Senar, parceiro do evento junto à prefeitura, participa também com outros seminários e cursos gratuitos de torresmo, pintura em tecidos e carne na lata. A programação geral vai até domingo com leilões, balcão de negócios, shows, dezenas de estandes, exposição e julgamento de animais e espaço kids.