Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Seminário ATeG agrada produtores de leite e corte

50ª EXPOBOM
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
08/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sistema FAEMG participou ativamente na abertura da 50ª ExpoBom, que acontece em Bom Despacho até 9 de julho. Entre as ações, um seminário foi realizado na tarde do dia 7, com informações focadas na pecuária de leite e corte.

Os palestrantes Eduardo Valias, Mozart Barreto, e Walter Miguel Ribeiro, consultor master do Programa ATeG Balde Cheio do Sistema FAEMG, abordaram os temas “Mercado do Leite e Consumidor do Futuro”; “Manejo Intensivo de Pastagem”; e “Utilização de Milho Reidratado na Alimentação Animal”. O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, abriu a atividade dando as boas-vindas aos participantes.

Christiano Nascif

O desafio do produtor em produzir com eficiência e qualidade e a gestão da propriedade foram pontos destacados, bem como as condições de se produzir no Brasil e a necessidade do aumento da produção para atender a demanda de consumo da população em médio e longo prazo.

Novidades para aplicação imediata

Para a agrônoma Thaís Rodrigues Coelho, o conteúdo apresentado nas palestras foi de suma importância, pois todos levaram informações novas de mercado e atualizaram o conhecimento dos participantes do seminário.

Josiane Ronara da Cruz Pinto, produtora do sítio Palmeiras, em Formiga, disse que vai implementar o que aprendeu já de imediato. “Eles apresentaram novos processos e coisas que fazíamos de maneira incorreta. Foi muito importante esse conteúdo para mim”.

Com produção de 200 litros/dia, ela vai utilizar as técnicas apresentadas pelo consultor do ATeG Walter Miguel Ribeiro sobre o uso do milho reidratando na alimentação do rebanho. "Eu não sabia que poderia trabalhar dessa forma e vou implantar na alimentação do meu rebanho. Aprendo muito com o SENAR e fiz muitos cursos para chegar até aqui". Josiane também se inscreveu no Programa de Melhoramento Genético, para fertilização in vitro, que tem subsídio do SEBRAE.

A produtora Josiane

Necessidades dos produtores

Segundo o supervisor do ATG Baldo Cheio, Rodrigo Eduardo Barros, os temas foram escolhidos com base em uma demanda observada pelos técnicos do ATeG em campo. Entre esses quesitos estava a pastagem, cuja proposta apresentada por Mozar Barreto atende tantos os pecuaristas de leite quanto de corte.

“Enfrentamos um período de custos altos de insumos, o que onera os custos de produção. Entendemos que o melhor caminho é trabalhar bem as pastagens, pois é uma forma eficiente do produtor conseguir uma boa produtividade reduzindo ao máximo o custo de produção. Outra demanda que tínhamos era a palestra do milho reidratado, uma técnica simples que reduz o custo do concentrado, um dos principais da atividade do leite. E o Eduardo ainda trabalhou a gestão e custos da propriedade, outro pilar muito forte do ATeG. Tivemos um retorno muito positivo dos produtores através dos técnicos. Ficamos muito satisfeitos com o interesse e a participação de todos”.

Walter Miguel Ribeiro