Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Santa Juliana se prepara para formar primeiro grupo do ATeG

ATEG OLERICULTURA
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
20/04/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), oferecido gratuitamente aos pequenos e médios produtores pelo Sistema FAEMG, está chegando ao município de Santa Juliana. Uma reunião de mobilização foi realizada na noite desta terça-feira (19), no Sindicato Rural, para apresentação do programa a um grupo de produtores na cadeia de olericultura.

O gerente regional Caio Oliveira em Santa Juliana

Dezesseis produtores participaram do encontro para conhecerem a metodologia e funcionamento do ATeG, que inclui visitas mensais de um técnico na propriedade. “Repassamos as principais informações sobre o programa e também conversamos sobre as transformações que a assistência técnica e gerencial proporciona aos produtores assistidos”, explicou o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira. Ele destacou que este será o primeiro grupo do ATeG no município e os produtores interessados em participar podem procurar o Sindicato Rural.

A produtora Gislene Alves de Alvarenga participou da reunião e gostou do que viu. “Achei ótimo e estou torcendo para outros produtores aderirem. Aqui falta assistência técnica e o programa vai ser muito bom para os nossos empreendimentos”, afirmou.

Destaque na Olericultura

O presidente do Sindicato Rural de Santa Juliana, Marllon Carneiro Araújo, comentou que o município está crescendo muito na área de hortifruti, especialmente nas produções de batata, cebola, alho e cenoura. “Têm muitos produtores vendendo na feira, que acontece todo domingo na praça da cidade. E, com esta assistência do Sistema FAEMG, a tendência é crescer e tecnificar mais a produção, melhorando a qualidade do produto e trazendo mais rentabilidade ao produtor”, ressaltou.

Santa Juliana se destaca em algumas produções da olericultura, de acordo com o último Balanço do Agronegócio de Minas Gerais, elaborado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e que apresenta os principais resultados da produção agropecuária no estado no ano de 2021.

O balanço aponta que a cidade liderou a produção de cebola em Minas Gerais e ficou em segundo lugar na produção de batata, ficando atrás apenas do município vizinho, Perdizes. Neste período, Santa Juliana também alcançou a quarta colocação na produção de alho no estado.