O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg continua a transformar a vida de produtores rurais em todo o Estado, apresentando resultados significativos. Em Divinópolis, o produtor Magnaldo Elias de Sousa, conhecido como “Tico”, é um exemplo desse sucesso, comemorando um aumento de mais de 500% em seu faturamento, após aderir ao programa, há dois anos.
O produtor, natural da cidade de Coluna, mudou-se para a região de Divinópolis com sua família e já trabalhava na olericultura há mais de 20 anos. No entanto, foi apenas após ingressar no programa ATeG que sua produção recebeu o impulso necessário para alcançar resultados tão bons.
Por meio do Sindicato Rural de Divinópolis, “Tico” passou a fazer parte do programa ATeG e implementou todas as mudanças orientadas pelos técnicos do Sistema Faemg Senar. "O programa me ofereceu instrução em gestão, acompanhamento técnico e muito conhecimento, me agregou demais, foi tudo de bom", relata o produtor.
O programa ATeG é oferecido gratuitamente aos produtores rurais em parceria com os sindicatos rurais. "O Sistema Faemg Senar atua no fortalecimento da segurança alimentar em todas as cadeias produtivas, oferecendo a melhor das ferramentas que é o conhecimento", afirma Rogger Miranda Coelho, gerente regional de Passos, que atende Divinópolis.
Com o apoio de agrônomos e técnicos agrícolas, os produtores recebem orientações detalhadas sobre técnicas de plantio, manejo de pragas e uso eficiente de recursos hídricos, nutrientes e manejo do solo.
O técnico de campo Roberto Antônio da Silva Junior, engenheiro agrônomo responsável pelo atendimento, citou como exemplo a importância do manejo correto do solo. Segundo ele, "um dos maiores problemas dos produtores é o excesso de nutrição do solo, que muitas vezes fica saturado. Com o uso adequado, economiza-se na compra de insumos e melhora-se a produção".
Resultados notáveis
O faturamento mensal cresceu de R$30 mil para mais de R$164 mil no mesmo espaço de plantio, uma área de 4 hectares. O local é arrendado, mas o lucro já foi suficiente para que ele comprasse um sítio, onde hoje vive com a família.
Para acompanhar esse crescimento, foi necessário investir em mão de obra, equipamentos e logística. Atualmente, dois caminhões saem diariamente da propriedade carregados com pelo menos 60 caixas de verduras, abastecendo as cidades de Divinópolis e Nova Serrana com 21 entregas fixas.
O próximo passo será aumentar a área plantada, com mais 6 hectares, com uma previsão de mais lucro, ainda este ano.
Além das melhorias práticas na produção, o programa também orienta os produtores no gerenciamento financeiro rigoroso, com o controle de todos os gastos e investimentos.
O supervisor Ícaro Nogueira, engenheiro agrícola e ambiental responsável pelo programa de Olericultura na região, enfatiza: "O grande diferencial nessa propriedade foi a confiança que o produtor teve com o técnico e principalmente a mentalidade de confiar e trabalhar a parte gerencial. Hoje, a parte gerencial é o grande diferencial de qualquer atividade, seja rural ou industrial, seja na cidade ou no campo. Aqui, o produtor confiou em passar os dados para o técnico, permitindo que nós identificássemos o que poderia ser melhorado. Trabalhar o produtor sabe, mas é nos detalhes que fazemos a diferença e alcançamos os bons resultados obtidos aqui e em todas as outras propriedades”.