As últimas semanas foram de celebração para os produtores de queijo do Norte de Minas, que subiram ao pódio em duas importantes premiações internacionais do segmento, a ExpoQueijo, em Araxá, e o Prêmio Queijo Brasil/Festival Nacional do Queijo, em Blumenau (Santa Catarina). Foram mais de 20 medalhas entre os produtores nos dois concursos, considerados os maiores do país.
Os produtores que se destacaram nas premiações, em diversas categorias, são dos municípios de Porteirinha, Manga e Catuti. Dessa última cidade veio a maior coleção de prêmios. O casal Sara Manoel e Marcelo Maurício levou para casa cinco medalhas do Prêmio Queijo Brasil, sendo duas de ouro. Com pouco mais de quatro anos produzindo queijos, essa foi só a segunda participação da queijaria Xodó em concursos. As conquistas foram celebradas.
“Desde o início, quando finalizamos os cursos do Senar Minas, já iniciamos a produção. Com a ajuda da instrutora Luciana Godinho, fomos aperfeiçoando os produtos. Para nós, receber cinco medalhas em um concurso nacional com dois mil queijos escritos é um sonho realizado. O Senar teve grande papel nestes resultados, para iniciar a queijaria com grande conhecimento, qualidade e profissionalismo”, destacou o casal.
Ouro também em Manga
Com dois ouros inéditos na ExpoQueijo Araxá, Edivaldo Lôpo de Alkimin e João Vitor Alkimin, gestores do Laticínios Vista Alegre, da cidade de Manga, também voltaram para a casa orgulhosos. Com grande histórico produtivo na região, em um modelo de sustentabilidade e integração na fazenda, pai e filho explicam que a participação no concurso chegou após incentivo dos próprios consumidores dos queijos e especialista no mercado, que validaram a qualidade produtivo do empreendimento.
“A nossa base dos processos produtivos no ramo de laticínios se iniciou com os cursos do Senar no ano 2000. Desde então, sempre buscamos aprimorar nossos processos produtivos. Os queijos premiados são fabricados há anos, com a mesma receita. Essa conquista foi uma surpresa para nós e representa muito mais do que duas medalhas de ouro. É o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação e responsabilidade. Somos uma empresa familiar, que aposta na sustentabilidade e na força da nossa equipe”, pontua João Vitor.
Premiados
Na ExpoQueijo Araxá, realizada no fim de junho, os premiados do Norte de Minas foram:
. Laticínios Vista Alegre (Manga) – Medalha de ouro nas categorias Queijo de Leite Pasteurizado Casca Lisa - Menos de 15 dias (com queijo tipo Minas padrão) e Queijo de Leite Pasteurizado Casca Lisa - Acima de 181 dia (com queijo tipo parmesão).
. Queijaria Estrela da Serra (Porteirinha) – Medalha de prata na categoria Queijo de Leite Cru Massa Filada (com queijo tipo nozinho)
. Queijaria Dona Saúde (Porteirinha) – Medalha de bronze na categoria Queijo de leite cru
Já no Prêmio Queijo Brasil, realizado entre os dias 10 e 13 de julho em Blumenau, a lista conta com os premiados:
. Queijaria Xodó (Catuti) – Medalha de ouro nas categorias Queijo palito condimentado e Doce de leite tradicional; Medalha de prata nas categorias Queijo Minas padrão e Doce de leite com café; Medalha de bronze na categoria Queijo palito.
. Requeijão Vó Luzia (Porteirinha) - Medalha de ouro na categoria Requeijão moreno.
. Queijaria MJ (Porteirinha) - Medalha de ouro nas categorias Requeijão moreno e Manteiga de garrafa.
. Requeijão Toko (Porteirinha) - Medalha de ouro na categoria Requeijão.
. Queijaria Dona Saúde (Porteirinha) - Medalhas de prata nas categorias Queijo cozido palito, Queijo nozinho e Queijo trancinha.
. Queijaria Rubi (Porteirinha) - Medalha de prata na categoria Queijo trancinha e bronze na categoria Queijo de Massa cozinha.
. Fazenda 3J (Porteirinha) - Medalha de prata na categoria Queijo Minas Artesanal.
. Recanto do Queijo - (Porteirinha) - Medalha de bronze na categoria Queijo Minas Artesanal.