Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Programa de Turismo Rural em Cristina

TURISMO RURAL
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
24/06/2022 . SENAR

Participantes do curso de Turismo Rural promoveram mostra durante o Festival Café com Música, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo de Minas, junto ao Sistema FAEMG e às Prefeituras de Carmo de Minas e Cristina. De acordo com a mobilizadora de Carmo de Minas, Regina Célia Paiva Sallum, o evento contou com 30 convidados e 8 participantes, concluintes do Programa.

Ao centro o instrutor Gustavo Toledo com os alunos do Programa. À sua esquerda, à participante Adriana Burlamaqui.

O objetivo foi o de qualificar profissionais para ações integradas na área. A abordagem visou valorizar as características próprias da região onde é desenvolvido, despertando no aluno a valorização de seu meio e visão empreendedora no turismo, ajudando os produtores rurais, como afirma a mobilizadora Regina Sallum, “estamos em uma região privilegiada e a gente está ajudando muito os produtores. Já foram feitos alguns Programas e os resultados foram perfeitos”.

O gerente regional do Sistema FAEMG, Rodrigo Ferreira, ressalta os benefícios do Programa para o município, para os agentes e para os próprios turistas. “a região de Carmo de Minas e Cristina é conhecida pelo seu potencial e grande quantidade de atrativos turísticos. Com a realização do Programa, por meio da formação dos agentes de turismo rural, os turistas passam a contar, a partir de agora, com roteiros profissionais, turisticamente falando, com grandes oportunidades de conhecer melhor o que a região tem a oferecer. Assim, os municípios ganham, por permitir com que os turistas fiquem mais tempo consumindo os produtos gerados pelos agentes, os agentes ganham, através da prestação de serviços e ganha também o turista, pela forma de serem recebidos no município”.

De acordo com Gustavo Toledo, instrutor do Programa, Turismólogo, mestre em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade, foram desenvolvidos três novos roteiros na região da Mantiqueira de Minas e, segundo ele, “um dos participantes criou uma Agência de Turismo Receptivo. Estes resultados práticos colaboram diretamente para à profissionalização do Turismo Rural. Fico satisfeito em poder fazer parte deste contexto que nunca foi tão favorável nos últimos 20 anos de atuação profissional”. De acordo com Gustavo, haverá outro encerramento do Programa de Turismo Rural, no dia 30 de junho, às 16 horas, em Três Pontas.

A participante do Programa, Adriana Burlamaqui, proprietária da “Farina, Vino & Viaggio”, cozinha sem glúten e lactose, uniu a gastronomia com harmonização de vinhos e leva grupos para conhecer vinícolas. Concluiu o curso de Turismo Rural e se sente preparada para atender a turistas. “sou extremamente grata ao Sistema FAEMG, por um curso tão completo, tanto em conteúdo quanto em experiência. Sinto-me completamente apta a conduzir os turistas e proporcionar experiências reais de cultura e lazer”.

Durante o evento Café com Música também foram realizadas três oficinas promovidas pelo SENAR. Nos dias 15 e 17 de junho, das 8 às 12h, no Stand do Café, ocorreu o de Torra de Café. Nos mesmos horários e locais, nos dias 16 e 18, o de Cafés Especiais e dias 15 e 17 de junho, de Classificação e Degustação de Cafés.