Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Programa Aprendizagem Rural é aprovado por alunos

ON-LINE
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
12/04/2021 . SENAR

“A aula presencial já estava agendada desde o ano passado, mas, com a pandemia, foi necessária a adaptação. O caminho do virtual é sem volta, e é papel do instrutor envolver os alunos para que a difusão do conhecimento produza os resultados esperados”. A fala é da instrutora Ana Edwiges Braga, durante as aulas sobre saúde do trabalhador rural no Programa Aprendizagem Rural em Mecanização Agrícola para 20 jovens. Esta é uma parceria do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Sindicato Rural de Pompéu, Sicoob Credipeu e Agropéu Agro Industrial Pompéu S/A.

Turma da manhã e a instrutora Ana Edwiges Braga

Amanda Soares da Silva, de 22 anos, foi uma das aprovadas no processo seletivo da Agropeu, usina de açúcar, etanol e bioeletricidade, onde será ministrado o treinamento quando os encontros presenciais voltarem. A aluna sonha em continuar os estudos na área e contou que está muito satisfeita com o formato. Para ela, dedicação e comprometimento são fundamentais para o melhor aproveitamento.

“No começo, achei estranho porque nunca tive aula on-line. Ficamos com receio de comprometer os estudos, mas, na primeira semana, entendemos a dinâmica. Está sendo bem legal, todo mundo interage. Cada instrutor é melhor do que o outro. Todos nos surpreenderam”.

“A gente encara como uma oportunidade de valorizar o currículo, principalmente porque vários já concluíram o terceiro ano e aguardam ser absorvidos pelo mercado. Eu me identifico com a área porque já trabalhei como auxiliar agrícola, mas sem conhecimento técnico algum. Esse setor comanda a economia da região e oferece boa remuneração. Estamos apostando todas as fichas na formação.” - Leandro Ferreira da Paz, 21 anos, aluno

“Meu primeiro contato na área foi com o Curso Técnico em Agronegócio. O objetivo, agora, é entender mais de mecanização, defensivos e manutenção de equipamentos porque vai agregar muito nas atividades que desenvolvo na cooperativa em que trabalho. Os instrutores são ótimos e as aulas não são cansativas. Isso faz toda diferença.” -  Thiago Santos Damasceno, aluno