Produtores de 13 regiões do estado contabilizaram R$ 470 mil em negócios gerados
Cerca de cinco toneladas de queijos foram comercializadas durante o 6º Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, superando a marca de 4 toneladas vendidas em 2023. O evento, que nesta edição atraiu mais de 17 mil visitantes, gerou R$ 470 mil em vendas. O festival, promovido pelo Sebrae Minas e Sistema Faemg Senar, foi realizado entre os dias 15 e 17 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte.
Durante o evento, os visitantes puderam degustar e comprar queijos artesanais de 13 regiões produtoras do estado: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Diamantina, Entre Serras da Piedade ao Caraça, Serra do Salitre, Serras da Ibitipoca, Serro, Triângulo Mineiro, Serra Geral, Alagoa e Mantiqueira.
“Em mais um ano, o festival se destaca como uma vitrine dos queijos artesanais de Minas Gerais. O evento se confirma como uma oportunidade para produtores estabelecerem contato direto com os consumidores. Também se tornou um espaço para troca de informações, experiências e parcerias, além de um ambiente propício para a apresentação da qualidade, autenticidade e da história da iguaria mineira a potenciais compradores, ampliando a valorização do queijo produzido no estado e estimulando a geração de novos negócios”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o queijo da Mantiqueira de Minas foi eleito pelo público o ‘Melhor Queijo do Festival’. Mais de 200 pessoas participaram da degustação às cegas. A disputa foi entre os queijos artesanais de Minas das 13 regiões produtoras do estado que participaram desta edição do evento.
“Fico muito satisfeito em saber que o evento atingiu o seu objetivo, que é apresentar a diversidade dos queijos artesanais de Minas para o grande público, promovendo a valorização e o reconhecimento dos produtores rurais dessa cadeia tão relevante econômica, social e culturalmente. Além de um ambiente propício ao entretenimento, o Festival do Queijo oferece a oportunidade para o aperfeiçoamento técnico e para troca de informações que certamente contribuem com a excelência da nossa produção, que é um grande motivo de orgulho para todos os mineiros”, ressalta o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.
Além do queijo
Durante todo o evento, também foram comercializados 6.017 pratos que utilizaram como ingrediente principal 153 quilos de queijo. Os pratos foram preparados por sete chefs de pequenos negócios mineiros de alimentação que participam do programa Prepara Gastronomia, uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece suporte empresarial e acesso ao mercado para os empreendedores do setor. As vendas geraram uma receita de R$ 168 mil para os estabelecimentos participantes.
O FQAM contou com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais (Seapa), Sistema Ocemg, Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo), Sicoob, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater–MG) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG).