Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Cursos de criação de pacas, cutias, catetos e queixadas

NOVIDADE
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE LAVRAS
27/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Atividades alternativas, como criação de animais silvestres, têm levado rentabilidade aos produtores. Com o objetivo de os apoiar e oferecer técnicas de manejo, o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em parceria com a Fundação Carlos Silvério da Rocha de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, criou novos cursos na modalidade Aulas Virtuais ao Vivo (AVV): o de Criação de Pacas e o de Criação de Catetos e Queixadas.

Pacas e cutias do produtor Geraldo no sítio Tomba Caldeirão

Segundo o instrutor e zootecnista Fábio Hosken, foram abordados temas como a criação sustentável da fauna silvestre, legislação, manejo de plantel, nutrição, reprodução e sanidade preventiva e comercialização. “Trabalhamos a sustentabilidade por meio da criação para atender o mercado de forma legal, combatendo a caça predatória e gerando emprego nos criadouros e renda nas propriedades. Este é um curso completo que mostra a viabilidade econômica do empreendimento, em termos de lucratividade e produção. É uma nova alternativa para o produtor que desejam diversificar”, explicou o instrutor.

Para o mobilizador da Fundação Carlos Silvério da Rocha, do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino e do Sindicato dos Produtores Rurais de Bueno Brandão, o curso é mais uma inovação do Sistema FAEMG/SENAR/INAES. “Este é o primeiro curso com este tema do SENAR no Brasil. As aulas ajudam o produtor que deseja se capacitar ou se aprimorar na criação desses animais. É uma oportunidade para as pessoas que desejam trabalhar nesta área”.

Curso é oferecido em modalidade on-line

Um dos participantes do curso de Catetos e Queixadas foi o produtor Diego Godoi Bernardo da Silva. Ele contou que trabalha com ovelhas e carneiros e quer começar a atividade com catetos e queixadas. “O curso mostrou que é possível ter lucratividade com animais silvestres. É uma área pouco explorada, mas com muito potencial, desde o valor econômico até a preservação. É um investimento e acredito que leva cerca de quatro anos para os resultados aparecerem. O produtor pode trabalhar com um manejo sustentável, contribuir para a preservação da espécie e ainda ter lucro”.

Geraldo Magela Pereira Sales é produtor de leite no sítio Tomba Caldeirão, no município de Pedro Teixeira, e está começando a criar pacas e cutias. Ele contou que não conseguiu participar do curso, pois as vagas esgotaram. “Estou ansioso para abrir uma nova turma. Atualmente, tenho cerca de seis animais, entre pacas e cutias. As Aulas Virtuais ao Vivo foram uma facilidade para o produtor”.