Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Inscrições de amostras estão abertas

CUPPING ATEG CAFÉ+FORTE
ESCRITO POR SEDE, BELO HORIZONTE
11/08/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Está aberta oficialmente a seleção dos melhores cafés do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte para a Semana Internacional do Café – SIC deste ano. O Sistema FAEMG/SENAR/INAES lança esta semana o regulamento (clique aqui para acessar) do 5º Cupping ATeG Café+Forte, oportunidade para produtores assistidos inscreverem suas amostras para o já tradicional concurso de qualidade.

Desde sua primeira edição, em 2017, o concurso ressalta o reconhecimento do trabalho de produtores rurais, técnicos e supervisores de campo do programa. Junto a isso, a ação promove o mapeamento da qualidade dos grãos, de onde saem análises para direcionar e aprimorar o trabalho da Gerência de Assistência Técnica e Gerencial. É uma oportunidade também para buscarem mercados diferenciados, alinhando também excelência produtiva, melhor gestão e remuneração.

“A cada ano, nosso concurso apresenta grandes novidades em virtude do crescimento e expansão do Programa ATeG. Este ano estamos inserindo uma nova espécie no concurso, o Conilon, ampliando as categorias a serem premiadas e, assim, dando a oportunidade a novos produtores atendidos”, explica a analista técnica Nathália Rabelo, coordenadora dos segmentos vegetais do Programa ATeG. Os três primeiros colocados de cada categoria e cada região produtora serão premiados com troféus, revela.

Participação

O prazo para entrega amostras de café é até 13 de setembro. Cada propriedade pode inscrever uma amostra de um lote de grãos da safra corrente (2020/2021) da espécie Coffea Arabica e uma amostra de Coffea Canephora. O participante deve ler o regulamento atentamente e preencher a ficha de inscrição para enviar com a amostra. “Os técnicos de campo vão auxiliar em tudo que o produtor precisar para participar, seja na coleta das amostras, no transporte ou com informações”, reforça Nathália Rabelo.

Entre o envio da amostra e a data do Cupping ATeG Café+Forte, o cafeicultor não poderá vender o lote inscrito. Todas as amostras serão avaliadas, fisica e sensorialmente, e as selecionadas serão torradas dentro dos padrões de cupping profissional.

Todos os selecionados receberão, ao final do evento, uma análise técnica elaborada pela Comissão de Provadores, composta por instrutores do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Juízes Certificados pela SCA – Specialty Coffee Association, bem como Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI – Coffee Quality Institute.

Semana Internacional do Café 2021

A SIC deste ano será promovida de 10 a 12 de novembro, em Belo Horizonte, em local ainda a ser definido. O evento será em formato hibrido, com parte presencial e parte virtual. A programação ainda está sendo desenvolvida, mas a preparação pode ser conferida em https://semanainternacionaldocafe.com.br/.