Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações
Compartilhe

Aumento de 74% nas amostras da regional de Uberaba

CUPPING ATEG CAFÉ+FORTE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
27/09/2021 . SENAR

Quarenta amostras de café de propriedades da área de abrangência da regional de Uberaba foram enviadas para participar do 5º Cupping ATeG Café + Forte. O aumento foi de 74% em relação a 2020, quando foram encaminhadas 23 amostras da região. O concurso de qualidade seleciona os melhores cafés do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café + Forte para a Semana Internacional do Café, que será de 10 a 12 de novembro. 

A supervisora do ATeG Café+Forte, Karla Crystina Rosa, atribui o aumento ao trabalho dos técnicos em relação ao manejo e ao incentivo para a análise do produto final. “O programa leva conhecimento e inovação aos produtores. Isso é percebido no cupping, com esse número expressivo de amostras”.

Segundo ela, metade das amostras enviadas é de produtores que integram novas turmas do programa, como o casal Aline e Daniel Avelar, de Indianópolis, que participam do concurso pela primeira vez. “Já estamos nos qualificando para fazer cafés especiais. Temos uma marca em construção. Identificamos uma das melhores áreas da fazenda e fizemos uma colheita diferenciada dessa amostra encaminhada ao Cupping, com a expectativa de que seja bem avaliada”.

Também foram enviadas amostras de Araguari, Araxá, Campos Altos e Perdizes. “Estamos fazendo um trabalho minucioso com os produtores, de transformar a propriedade familiar em uma empresa e despertar neles a ideia de conhecerem a qualidade do café. Participar do cupping é reconhecer o fruto de um ano de trabalho e ver que, mesmo neste período em que tivemos seca, geada e chuva de pedra, ele pode ter um café de qualidade na lavoura”, ressaltou o técnico do ATeG Café+Forte, Bruno Hércules Alves da Cruz.

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Caio Oliveira, destaca que a maior participação no concurso mostra os bons resultados que os técnicos e supervisores têm conseguido proporcionar. “Esta avaliação é importante para o produtor conhecer o seu café e um incentivo para buscar, cada vez mais, um produto de qualidade”.