Compartilhe

Sistema FAEMG palestra e lança programa na Megacana

CANA-DE-AÇÚCAR
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
12/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O painel técnico do Sistema FAEMG na Megacana Tech Show Brasil, na quinta-feira (11), em Campo Florido, teve como convidado o especialista em economia agrícola e fundador da Datagro, Plínio Nastari. Anunciado pelo presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, Nastari falou sobre o potencial e o valor da bioenergia na transição energética. “No Brasil, com a cana-de-açúcar, estamos caminhando para aproveitar quase tudo. Mas ainda temos muito a caminhar para utilizar toda esta energia. É isto que nos move”, afirmou.

Especialista Plínio Nastari foi o convidado do painel do Sistema FAEMG

Ele destacou que, infelizmente, o país não utiliza bem toda esta energia, lembrando que esta cultura tem a capacidade de transformar biomassa em energia útil. Exemplificou que uma tonelada métrica de cana-de-açúcar corresponde a 1,2 barril de petróleo. Nastari destacou as rotas de diversificação nesta cadeia produtiva e abordou as perspectivas de expansão do etanol no mundo.

“O Brasil tem potencial para aumentar a produção em 225 milhões de toneladas. Isso tudo é possível sem afetar a produção de alimentos”, ressaltou. Como exemplo, ele citou a recuperação de solos degradados, com potencial de 15 a 20 milhões de hectares no país, o que poderia aumentar a produção em 190 milhões de toneladas. Nastari também falou sobre a sustentabilidade do setor, a transversalidade com outros segmentos e a necessidade de integração entre as cadeias produtivas.

Presidente Antônio de Salvo na abertura do painel técnico

O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, destacou que participar de eventos como a Megacana é importante para retomar a aproximação com o setor. “Além da geração de emprego e da economia no estado, este é um dos setores que tem maior participação de arrecadação para o Sistema. Nossa aproximação com as indústrias sucroenergéticas também estreita o relacionamento com os produtores de cana-de-açúcar e com os sindicatos rurais daquelas regiões onde a cadeia é o componente mais importante da economia agrícola”, afirmou.

Os vice-presidentes do Sistema FAEMG, Renato Laguardia e Márcio Guapo, também estiveram presentes no evento. Guapo foi um dos homenageados na entrega do Troféu Megacana. O painel técnico também contou com a participação do gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, que abordou o trabalho promovido pela entidade na região do Triângulo Mineiro.

Presidente Antônio de Salvo, vice-presidente Márcio Guapo e o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, recebendo o deputado federal Franco Cartafina, os deputados estaduais Antônio Arantes e Heli Grilo e o ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberaba, Paulo Piau

Produtor Responsável

Durante o painel, a Sistema FAEMG lançou o programa Produtor Responsável. As informações foram repassadas durante o painel técnico do Sistema FAEMG, que fez parte da programação do evento. O piloto do programa, que vai auxiliar o produtor no cumprimento de suas responsabilidades socioambientais, foi desenvolvido na cadeia da cana-de-açúcar em parceria com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).

 

O presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, falou da importância de desenvolver ações em conjunto com o setor sucroenergético e anunciou que 100% da frota da entidade será abastecida com álcool. “Vamos também incentivar nossos colaboradores para que priorizem o álcool, que é o combustível do agro”, afirmou. Salvo destacou o papel do Sistema FAEMG e o compromisso de ampliar a atuação no interior do estado.  

A analista de Agronegócio do Sistema FAEMG, Ana Carolina Gomes, apresentou os detalhes do programa. Ele foi desenvolvido para auxiliar o produtor rural na melhoria da gestão da sua propriedade no que se refere aos cumprimentos das normativas trabalhistas e ambientais, evitando autuações e multas desnecessárias em questões socioambientais. Além disso, a intenção é estimular a adoção de boas práticas pelos produtores de cana-de-açúcar, promovendo a sustentabilidade no campo, que consiste em se atingir resultados econômicos satisfatórios, com o respeito ao ambiente e aos direitos humanos.

Ana Carolina Gomes fala sobre o lançamento do programa Produtor Responsável

“Vamos fazer uma avaliação diagnóstica trabalhista, social e ambiental da propriedade e, após a verificação do que precisa ser corrigido, faremos as capacitações e visitas técnicas para orientar o produtor”, explicou Gomes. Ela anunciou aos participantes a divulgação da cartilha “Boas práticas para a cultura de cana-de-açúcar”, elaborada em parceria com a Siamig e que está disponível no site do Sistema FAEMG.

Gerente regional Caio Oliveira fala sobre as ações do Sistema na Megacana

O material traz detalhes do programa Produtor Responsável e ainda dicas trabalhistas, com informações sobre contrato e jornada de trabalho, transporte de trabalhadores, remuneração, alojamentos, entre outras orientações relevantes ao produtor rural. Posteriormente, a expectativa é expandir o programa para outras cadeias.

Megacana

A Megacana Tech Show Brasil, considerada uma das maiores feiras do setor sucroenergético do país, é uma promoção da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) e da Associação dos Produtores de Cana de Campo Florido (Canacampo). A programação incluiu visitas ao Centro de Aprendizagem, Difusão e Inovação - CADI com empresas expositoras, os painéis Tarde dos Produtores, Mulheres do Agro, Mobilidade, Tradings, a tradicional Homenagem Megacana e ainda as palestras com o jogador Dunga e o comentarista Caio Coppolla.

Presidente Antônio de Salvo com os vice-presidentes Renato Laguardia e Márcio Guapo e o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif

A abertura do evento foi realizada pelos presidentes da Siamig e da Canacampo, Mário Campos e Daine Frangiosi, e pelos prefeitos Renato Soares de Freitas, de Campo Florido; Airton Alves, de Pirajuba; e Elisa Araújo, de Uberaba.

Autoridades e produtores visitam estande do Sistema FAEMG