Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 6 de junho

INFORMATIVO
ESCRITO POR SEDE, BELO HORIZONTE
06/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

EXPOJANAÚBA

A 39ª Exposição Agropecuária de Janaúba - Expô Janaúba, uma das maiores feiras do estado, realizou sua abertura para cerca de 200 mil pessoas na última semana e o Sistema FAEMG está presente com estande, cursos e oficinas. A exposição vai até 12 de junho no Parque de Exposições de Janaúba e a expectativa é que a feira, organizada pelo Sindicato Rural de Janaúba, movimente mais de R$ 30 milhões em negócios.

Durante a abertura, o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, defendeu a união de esforços para maior valorização e reconhecimento do trabalho dos produtores rurais mineiros. Antônio de Salvo ainda reafirmou o compromisso da entidade em formar parcerias e seguir atuando em prol do desenvolvimento regional, destacando as diversas potencialidades da região de Janaúba.

“Precisamos fazer com que o nosso povo do campo seja reconhecido e respeitado. Somos os maiores preservadores da natureza, temos sustentabilidade em todas as nossas atividades. Precisamos da ajuda dos senhores parlamentares para que a população urbana entenda que não existirá saúde, educação e lazer com pratos vazios. E é o que o meio rural sabe fazer: colocar comida na mesa dos brasileiros” – Antônio de Salvo, presidente do Sistema FAEMG

_________________________________

 

DESCOMPLICANDO QUESTÕES AMBIENTAIS

Montes Claros foi sede da segunda edição do Projeto Descomplicando Questões Ambientais, levando ao Norte de Minas a equipe técnica do Sistema FAEMG para tirar todas as dúvidas dos produtores rurais sobre fiscalização e regularização ambiental da sua atividade.

“É preciso uma discussão mais madura para avançar neste que é um tema tão debatido. Não dá para ter mais um posicionamento áspero. atuar pacientemente com nossa equipe técnica e parceiros. Precisamos avançar, senão ninguém ganha. Precisamos fazer deste país um país que não tenha fome. Não queremos briga. Queremos a melhoria de vida para todos nós” – Antônio de Salvo, presidente do Sistema FAEMG

Leia mais: http://www.faemg.org.br/noticias/descomplicando-questoes-ambientais-em-montes-claros

 

_________________________________

 ENCONTRO DE PRODUTORES DE LEITE NA MEGALEITE

A Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema FAEMG promoverá grande encontro de produtores durante a Megaleite, em BH. O evento será na manhã do dia 16, no Auditório do IMA, no Parque da Gameleira.

Inscrições pelo link: https://forms.gle/DQgvP6fKXFDASK97A

Veja a programação:

 

8h30 - Milk Welcome

9h - Reunião da CTPL Sistema FAEMG
Lançamento do Informativo do Leite

10h - Palestra 1

Visão estratégica de futuro da pecuária leiteira como negócio

Glauco Carvalho / Embrapa Gado de Leite

10h30 - Palestra 2

Visão estratégica de futuro da pecuária leiteira na ótica do consumidor

Flávia Fontes / Revista Leite Integral e Movimento Beba Mais Leite

11h - Debate

11h30 - Encerramento

 

_________________________________

 

EXPOQUEIJO

Terminou ontem (5/6), em Araxá, a ExpoQueijo Brasil 2022. O Sistema FAEMG marcou presença com uma programação de oficinas gratuitas e o Empório, com exposição de produtos diversos de produtores rurais da região.

O vice-presidente de Secretaria do Sistema FAEMG, Weber Bernardes de Andrade, destacou a importância do evento. “É uma alegria estar aqui em Araxá e participar deste momento, com várias discussões em favor do produtor rural, especialmente na questão de legislação”, afirmou.

O presidente da Comissão do Queijo Minas Artesanal e vice-presidente do Sistema FAEMG, Frank Mourão Barroso, destacou que a exposição promove o encontro e a divulgação dos produtos e dos produtores junto às autoridades e entidades. “E o Sistema FAEMG está presente, apoiando cada dia mais os produtores rurais no seu dia a dia”, completou.

Clique aqui e veja os destaques do evento: http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sistema-faemg-leva-oficinas-e-emporio-para-expoqueijo-2022

 

_________________________________

 

CT DE FRUTICULTURA EM JANAÚBA

 

A Comissão Técnica de Fruticultura do Sistema FAEMG se reuniu na última sexta (3), em Janaúba. No encontro híbrido (presencial e virtual), foi apresentada uma visão da Fruticultura do Norte de Minas, e foram discutidas as demandas sobre restituição de créditos de ICMS e opções de substratos para redução dos custos de produção das mudas de citros.

“A participação de 100% dos membros neste encontro mostra que esta Comissão está focada em trazer melhorias para o setor de fruticultura do estado, que possui grande importância para Minas Gerais, além de importantes desafios a serem superados por quem produz” - Caio Coimbra, gerente de Agronegócios do Sistema FAEMG

_________________________________

 

CONEXÃO JURÍDICA


 

Foi realizada na tarde de hoje (6/6) mais uma edição do projeto Conexão Jurídica. Desta vez, o foco foi Segurança nos estabelecimentos rurais. Convidado especial, o Delegado Dr. José Luiz Quintão, da Delegacia de Crimes Rurais, conversou com os presidentes de sindicatos e com produtores rurais que participaram do evento.

“É muito importante o papel do produtor, da sociedade, da segurança do meio em que ele vive. A implementação do sistema olho vivo, não vai eliminar a criminalidade, mas ajuda, pois, onde tem câmera, os furtos diminuem. Nós estamos trabalhando em comunhão de esforços. No que eu puder estar aqui para somar, estou à disposição” – José Luiz Quintão, delegado da Delegacia de Crimes Rurais

O encontro foi também oportunidade para orientações sobre a exigência das cabines em tratores que aplicam defensivo agrícola com atomizador e sobre a Resolução 3.102 da SEMAD. “Levamos informações atualizadíssimas aos nossos sindicatos para bem orientarem os nossos produtores. Essa é a finalidade do Conexão Jurídica: levar informação da hora e ouvir as demandas da base”, Francisco Simões, assessor Jurídico do Sistema FAEMG.

Assuntos apresentados:

  • Segurança no campo - Dr. José Luiz, Delegado de Crimes Rurais
  • Prevenção e atuação para repelir invasões - Francisco Simões, assessor Jurídico do Sistema FAEMG
  • Contribuição do Senar nas operações entre produtores - Adelaide Quaresma, analista de arrecadação Sistema FAEMG
  • Resolução nº 3102 - Ana Paula Mello, assessora de Sustentabilidade do Sistema FAEMG
  • Obrigatoriedade de adequação de máquinas com atomizador para aplicação de defensivos - Mariana Maia, analista jurídica do Sistema FAEMG.

 Também participaram do evento, o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes e o vice-presidente de Finanças do Sistema FAEMG, Renato Laguardia.

 

_________________________________

 

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

Reunião do CEDRAF-MG (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável)

As reuniões da CTPA do CEDRAF vêm acontecido mensalmente para avaliação das empresas cadastradas no Sistema de Assistência Técnica, público, SIATER.  A assessora econômica do Sistema FAEMG, Aline Veloso, posicionou sobre a participação recente do Sistema FAEMG nas reuniões da CTPA e destacou as análises feitas no período - Análises documentais das empresas que se credenciaram no SIATER para prestação de serviços de consultoria e assistência técnica aos produtores. No encontro virtual, também foi credenciada a EMATER-MG para atuação em todo estado. Outras empresas privadas avaliadas tiveram recomendações para que, por fim, se habilitem.

“O Programa Terra Brasil foi aprimorado e, em Minas Gerais, 3 linhas de crédito são ofertadas. Todo o procedimento e informações estão no portal do MAPA. E o nosso público, no âmbito do Sistema FAEMG, os produtores de nossa base podem se beneficiar da “linha PNCF Empreendedor”, que foi implementada sob a nossa demanda junto com CNA. Em tempo, serão articuladas as orientações aos Sindicatos de Produtores e produtores para participar das ações e do curso on-line, desenvolvido pelo MAPA em parceria com o Sistema CNA/Senar Nacional” - Aline Veloso, assessora econômica do Sistema FAEMG

_________________________________

 

PLANO DE MANEJO DO PARQUE VEREDAS DO PERUAÇU

 

Na última semana, prefeitos e representantes dos municípios de Cônego Marinho, Miravânia, Bonito de Minas e Itacarambi, estiveram em reunião com a diretora-geral do IEF, Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins, para tratar sobre as unidades de conservação da região.

Na oportunidade foi discutido o Plano de Manejo do Parque Veredas do Peruaçu e a necessidade de estabelecer o diálogo com as prefeituras e produtores rurais da região do entorno do parque. A reunião foi positiva com o entendimento do Instituto Estadual de Florestas dos pleitos dos representantes e entidades presentes no encontro.

“É necessário ampliar o debate principalmente no que se refere a definições de áreas de entorno afim de compatibilizar preservação ambiental com o desenvolvimento econômico da região. As Zonas de Amortecimento não podem estabelecer regras e restrições que dificultem a produção rural e obras de infraestruturas nos municípios. Vamos trabalhar para que seja estabelecida uma Zona de Amortecimento que respeite as atividades rurais presentes na região e esperamos as próximas para apresentarmos os argumentos e conseguirmos sucesso nas futuras definições” - Henrique Damásio, analista de Sustentabilidade do Sistema FAEMG