Compartilhe


Receita de sucesso na charcutaria mineira

ATEG
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
26/11/2020 . SISTEMA FAEMG, SENAR

“A charcutaria é uma caixinha de surpresas e é preciso estar atento a isso. Não é um mercado fácil, mas é prazeroso. Tem que ter muita paciência e rígido controle de qualidade”. A definição é de quem é finalista do concurso Prêmio Brasil Artesanal 2020 – Charcutaria, Gesner Belisário Júnior, com o Salaminho da Serra. Ele recebeu a visita do gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Harrison Belico, na Charcutaria da Serra, em Jaboticatubas. Organizado pelo Sistema CNA/SENAR, o concurso selecionou os melhores salames do país. 

Gigi, com o gerente regional de Sete Lagoas, Harrison Belico

Gigi, como é conhecido, foi o primeiro produtor da cadeia da agroindústria de embutidos a receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no piloto voltado para as agroindústrias artesanais, como parte do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil, do Sistema CNA/SENAR. O objetivo do programa é que ajudar a agregar valor à produção por meio de orientações sobre qualidade, gestão, comercialização, marketing, boas práticas de fabricação e certificação, gerando benefício para toda a cadeia.

“Foi uma surpresa muito grande. Tradicionalmente, mineiro é reconhecido pela produção de queijos, mas, desta vez, levamos a fama pelo salame. Isso é gratificante. Dá um orgulho tremendo e, independentemente de resultado, o quinto lugar é nosso e ninguém tira. Já estou feliz por isso! A receita do sucesso é priorizar matéria-prima de excelente qualidade e muito carinho pelo que faz”.

Rigor com os procedimentos é parte da 'receita de sucesso' de Gigi

Parceria

“Tenho o SENAR como parceiro há anos porque buscamos agregar valor. Especificamente no ATeG, aprendemos bastante e trocamos muitas ideias ao longo do percurso”, disse o produtor, que também tem como carro-chefe outros defumados e embutidos, além do Salaminho da Serra.

“O nível de organização, a qualidade e o comprometimento foram nitidamente observados. Estar como finalista nesse concurso, com certeza, é a consolidação do trabalho dele. Construímos algumas estratégias para maior apoio do Sistema FAEMG/SENAR/INAES ao produtor e à cadeia produtiva”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Sete Lagoas, Harrison Belico.

Assista no vídeo Gigi falar sobre sua produção e sobre ser finalista do concurso da CNA: