A Queijaria Velho Pitta, em Itamonte, é a primeira queijaria atendida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria a conquistar o Selo Queijo Artesanal. Essa certificação representa um passo significativo para a comercialização dentro e fora do país. Para obter o selo, a queijaria contou com o apoio da equipe de habilitação sanitária do Sistema Faemg Senar.
A conquista do selo atesta a qualidade e a conformidade da produção da Velho Pitta com as normas sanitárias. Bianca Lamenha e Gustavo Pitta, que lideram a queijaria, já planejam aumentar a produção diária de 320 litros de leite para 450 litros para atender à demanda crescente.
Tudo começou em 2005, com a compra da propriedade. Em 2011, Gustavo e Bianca passaram a vender queijos para amigos no Rio de Janeiro. A produção cresceu e, em 2022, com o início do Programa ATeG, receberam a orientação necessária para adequar suas instalações, aprimorar os processos e cumprir todas as exigências para a obtenção do selo.
“Conquistar este selo é a realização de um sonho. Com ele, temos as portas abertas para vender para todo o país. Podemos levar o sabor da queijaria muito mais longe, valorizando ainda mais o nosso trabalho e abrindo caminho para crescermos ainda mais”, destacou Bianca.