Durante a abertura da 39ª Exposição Agropecuária de Janaúba, o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, defendeu a união de esforços para maior valorização e reconhecimento do trabalho dos produtores rurais mineiros. Para um público de mais de 20 mil pessoas, no complexo montado no parque de exposições, e diante de representantes da Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados Federal e Senado, Antônio de Salvo foi enfático em garantir a grande representatividade social e econômica da atividade rural para o país, mesmo frente aos desafios, como é o caso das diversas mudanças na legislação ambiental e seus impactos aos produtores.
“Precisamos fazer com que o nosso povo do campo seja reconhecido e respeitado. Somos os maiores preservadores da natureza, temos sustentabilidade em todas as nossas atividades. Precisamos da ajuda dos senhores parlamentares para que a população urbana entenda que não existirá saúde, educação e lazer com pratos vazios. E é o que o meio rural sabe fazer: colocar comida na mesa dos brasileiros”.
O presidente do Sistema FAEMG reafirmou o compromisso da entidade em formar parcerias e seguir atuando em prol do desenvolvimento regional, destacando as diversas potencialidades da região de Janaúba. Neste ano, ao longo da exposição, por meio do Sindicato dos Produtores Rurais, o Sistema FAEMG levará cursos e oficina para capacitar a mão de obra rural regional.
“Temos aqui uma pecuária pujante, adaptada, com animais de qualidade, onde é feito um trabalho de seleção em diversas fazendas, melhorando a qualidade da carne e do leite dessa região. Temos também a fruticultura, capitaneada pela banana, trabalhando de forma espetacular, melhorando a vida de pequenos, médios e grandes produtores, mostrando que é possível produzir mesmo em condições não tão boas de chuvas, como ocorre no Centro e Norte de Minas. Reitero o compromisso do Sistema FAEMG para o povo de Janaúba”.
A abertura oficial da Expô Janaúba contou também com as presenças do assessor da diretoria do Sistema FAEMG, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), e do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif.
Dois anos de expectativa
A Expô Janaúba é a primeira das grandes feiras agropecuárias do Norte de Minas a retomar suas atividades após os dois anos de controle gerado pandemia da covid-19. O tempo longe do parque de exposições gerou uma grande expectativa para o retorno das atrações, que geram renda para o homem do campo e também movimentam os diversos setores da cidade.
“É um turismo de negócio muito importante, especialmente para o agronegócio. Com certeza o evento neste ano vai fazer uma diferença em todo o Norte de Minas. Uma festa grande, o povo com ansiedade de participar, as empresas montando suas estruturas de trabalho para divulgar produtos de forma diferente. Essa edição é a maior de todos, com grande expectativa de negócios”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Janaúba, Huarrison Antunes Cangussu.
O estande do Sistema FAEMG foi montado ao lado de parceiros regionais, Sebrae e Prefeitura de Janaúba. Clique aqui e veja o que o Sistema FAEMG preparou para a Expô Janaúba. “Essa união de esforços dos parceiros é o que faz a diferença. Só assim seguiremos fazendo este evento crescer. Só agradecemos. Essas parcerias melhoram a condição de vida do povo dessa região”, completou Huarrison.
“A feira é uma grande vitrine do agro mineiro. O Sindicato dos Produtores Rurais é um grande parceiro e um dos mais executores, na região, de ações de capacitação de produtores e trabalhadores rurais, visando sempre ao profissionalismo rural. O agro hoje não tem mais espaço para o amadorismo. E o Sindicato de Janaúba leva isso muito à sério, valorizando o produtor rural”, destacou o gerente regional do Sistema FAEMG, Dirceu Martins.