Compartilhe


Piscicultores de Carangola e região se unem em associação

PISCICULTURA ORNAMENTAL
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
02/02/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Com 33 associados e apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, a nova associação busca consolidar a região como produtora e atrair grandes compradores

O Polo de Piscicultura Ornamental da Zona da Mata se fortalece com a fundação da Associação de Piscicultores de Carangola e Região (Apocar). A cerimônia de inauguração foi no dia 30 de janeiro com a presença de produtores, autoridades e entidades ligadas à agropecuária na região. Fruto de um movimento de incentivo à piscicultura ornamental, iniciado pelo Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola, Sistema Faemg Senar e poder público local, a associação já nasce com 33 membros. Além de Carangola, tem piscicultores de Pedra Dourada, São Francisco do Glória, Vieiras, Orizânia e Divino.

Diretoria da Apocar

O presidente da Associação, Alexandre Souza de Amorim, conta que se dedica à piscicultura há um ano e meio, atualmente tem 24 tanques e compradores fidelizados. Entusiasta da atividade, ele acredita que o associativismo é um passo fundamental para conquistar mais mercado. “O comprador precisa de variedade, quantidade e volume. A ideia da associação é fortalecer e facilitar a vida do produtor, além de garantir que o comércio nos enxergue".

Para a secretária administrativa da entidade, Míriam Souza, a organização fortalece os produtores. "Esperamos ser ouvidos e respeitados com a associação. Será um espaço de diálogo, de mais capacitação, de busca por melhores oportunidades de comércio justo, compras coletivas de insumos e tudo mais que a gente puder agregar para os nossos produtores”.

A produtora Marileia Rabelo, que escolheu essa atividade após fazer o curso do Sistema Faemg Senar, afirma que a associação “é um sonho de todos”. Morador de Divino, José Denilson Garcia, que também iniciou no ramo após capacitação do Senar Minas, enfatizou que “a grandeza e a beleza dos peixes ornamentais é fonte de saúde e de união". "Espero que mais pessoas comessem a criar e se juntem a nossa associação”.

Parcerias de sucesso

O gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, Marcos Reis acompanhou o evento e reforçou o papel ativo do Sistema no crescimento da piscicultura no município e em todo o Polo. “Participamos de todo o processo de implementação da atividade na região e, com o sucesso demonstrado, vamos abrir um grupo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Piscicultura Ornamental em Carangola, trazendo mais conhecimento e gestão para os produtores”, afirmou.

O prefeito Silas Vieira agradeceu ao Sistema Faemg Senar e ao Sindicato Rural pela parceria à atividade que valoriza “o meio ambiente, a sustentabilidade, a sucessão familiar, o emprego e a renda no campo”.

Autoridades prestigiaram a solenidade

Homenagens

A cerimônia de inauguração da associação foi marcada pela emoção. Além da apresentação da diretoria e das diretrizes da entidade, foram homenageadas pessoas e instituições importantes para a sua jornada. Entre eles, o Sindicato dos Produtores Rurais de Carangola, representado pelo presidente Fabiano Gomes Souza, que reforçou o compromisso com os produtores. “Seguimos de portas abertas para colaborar com o desenvolvimento de cada um. Ficamos satisfeitos com esse passo que mostra a força do nosso setor”.

A agente de desenvolvimento rural (ADR) do Sindicato, Fernanda Azevedo, e o instrutor do Sistema Faemg Senar, Guido Salardani, receberam o título de membros honorários da Associação. “É reconhecimento ao nosso trabalho. Fico honrada de ver a ideia que trouxemos se tornar uma realidade para os produtores”, disse a ADR.

Fernanda Azevedo recebe título de membro honorário da Associação

“Carangola vai se tornar um modelo para a região e fortalecer o Polo regional. Fico feliz e honrado por poder fazer parte dessa história e, junto ao Sistema Faemg Senar, trazer melhoria de vida e de renda para esses produtores”, completou o instrutor.

O início

Uma iniciativa do Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola apresentou a piscicultura ornamental como alternativa para a diversificação viável e rentável a pequenos produtores rurais da comunidade de Conceição. Tendo a cafeicultura como principal atividade agrícola, os produtores conheceram o potencial da criação de ornamentais em uma oficina ministrada pelo instrutor do Sistema Faemg Senar, Guido Salardani.

Esse foi o primeiro passo para a implantação da atividade em Carangola. Os produtores interessados participaram de cursos do Senar Minas realizados no município e tiveram apoio técnico e financeiro do poder público para colocar o conhecimento em prática.