Compartilhe

Jovem de Manhuaçu coleciona prêmios com café especial

ATEG CAFÉ + FORTE
ESCRITO POR LILIAN MOURA, DE VIÇOSA
01/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Este ano a família Diniz, de Manhuaçu, nas Matas de Minas, está colecionando prêmios com a qualidade do café Alto da Serra, já foram 10 até agora! A entrada no mundo dos cafés especiais veio com os jovens irmãos Josiane e Fabiano Diniz.

Cursos de formação profissional rural e a participação no Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, do Sistema Faemg Senar, também tem sido grande aliada no caminho de sucesso

Fabiano com a família recebendo premiação da Cafebras

 SIC

A Semana Internacional do Café 2022, realizada em novembro, foi inesquecível para a família Diniz. Durante o evento, eles receberam resultados e premiações importantes. Fabiano foi o segundo colocado no 6º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte, na categoria cereja descascado. O café, que recebeu 86 pontos, tem corpo cremoso, doçura e notas sensoriais de rapadura, frutas amarelas, mel e abacaxi. 

A lista das conquistas segue com os primeiros lugares em duas competições, a Golden Cup, da Fairtraide Brasil (@brfair_) e o concurso de qualidade Origens da Cafebras  (@cafebras.coffee). Este último campeão foi vendido, ainda na SIC, por R$5 mil e vai ser comercializado, em breve, como drip coffe pela Coffee++. 

Os irmãos também estão entre os 50 melhores cafés do Brasil, no concurso Coffee of the Year. “Não somei apenas troféus, eu adquiri motivação para buscar mais e superar minhas metas e expectativas”, comentou o jovem orgulhoso e satisfeito pelo trabalho feito com o apoio da família.

Claudineia Diniz com o filho Fabiano e a técnica de campo do ATeG Jéssica do Carmo

Palestra

Além de figurar entre os melhores cafés de Minas e do Brasil, Fabiano foi um dos palestrantes do 1º Encontro dos Jovens do Café, iniciativa do Faemg Jovem, aprovada pelo cafeicultor. Para ele, o evento foi uma oportunidade de reencontrar amigos, fazer novos contatos e fortalecer a juventude do agro. 

“Tivemos a chance de falar sobre a importância da sucessão familiar e trocar experiências sobre as nossas histórias. Eu falei sobre os desafios enfrentados e inovações como, no meu caso, o uso das redes sociais para divulgar a marca e conquistar mercado”.