O trabalho de recuperação de pastagens degradadas no Triângulo Mineiro, desenvolvido pela equipe técnica do Sistema Faemg Senar, tornou-se referência para o desenvolvimento de tecnologia de monitoramento no campo. Um grupo de japoneses da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), representantes da Embrapa Cerrados e do Sistema Faemg Senar visitou propriedades em Uberaba para avaliar a recuperação de pastagens promovida pelo FIP Paisagens Rurais.

O projeto beneficiou 2.722 propriedades da região entre 2020 e 2025, com a adoção de práticas de conservação e recuperação ambientais e atividades agrícolas sustentáveis de baixa emissão de carbono. Mais de 30 mil hectares de pastagens foram recuperados pelo projeto, financiado pelo Banco Mundial.

As propriedades visitadas pela missão japonesa foram selecionadas pela Embrapa como Unidades de Avaliação de Indicadores do projeto. “Apresentamos dois casos de sucesso para avaliação de como a pastagem degradada se comporta após o manejo de recuperação. Essas informações são necessárias para a Embrapa e a JICA aperfeiçoarem os sistemas de monitoramento dessas áreas e, posteriormente, auxiliam no aporte de recursos exteriores para a promoção de novos projetos”, explicou o coordenador do FIP Paisagens Rurais em Minas, Giovanne Sousa.