Compartilhe

Curso Técnico em Fruticultura é novidade para 2021

FORMAÇÃO TÉCNICA
ESCRITO POR SEDE, EM BELO HORIZONTE
16/12/2020 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Já estão abertas as inscrições para quem deseja uma formação técnica de nível médio gratuita e de alta qualidade - e com uma novidade: além do Curso Técnico em Agronegócio, em 2021 o SENAR também oferece o Curso Técnico em Fruticultura. Os interessados têm até o dia 27 de janeiro para se inscrever no processo seletivo.

Em Minas Gerais, o Curso Técnico em Agronegócio já é um sucesso, sendo oferecido em dez Polos de Ensino. O destaque é para os polos de Guarani e Viçosa, novidades para 2021. O Curso Técnico em Fruticultura inicia suas atividades nos polos de Montes Claros e Viçosa. As duas formações são promovidas em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais dos municípios, sob coordenação da Coordenadoria de Inovação e Conhecimento, em Belo Horizonte.

“A formação técnica em fruticultura tem muito mais especificidade e vem atender a uma demanda por técnicos nas regiões de Viçosa e Montes Claros, onde a cadeia está crescendo bastante”, explica a coordenadoria de Inovação e Conhecimento, Tércia Almeida. Por isso mesmo, o curso também tem a carga horária presencial maior, com 30% de atividades ao vivo.

A coordenadora também ressalta que a pandemia mudou a dinâmica das aulas presenciais, mas os alunos não foram prejudicados: “passamos para o formato de videoaulas, aulas ao vivo on-line e atividades avaliativas, o que evitou um atraso na vida acadêmica. O ambiente virtual continuou operando normalmente e podemos dizer que deu tudo muito certo”, afirma.

Para o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, isso mantém a força e constante evolução do agro mineiro, colocando-o como destaque nacional. “O Sistema FAEMG, por meio do SENAR, não pode parar, por isso estamos em constante evolução. A oferta desses cursos vem ao encontro da proposta do Sistema, que é de melhor preparar os profissionais para atender de forma competente e eficiente o produtor rural mineiro”, afirma.   

Cadeia em expansão

Minas Gerais ocupa o 4º lugar na produção nacional de frutas, de acordo com dados da Emater. São mais de 550 mil empregos diretos e indiretos gerados. A fruticultura uma das cadeias de destaque dentro do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG e tem importante papel econômico no Norte de Minas, por exemplo, onde produtores do Jaíba inclusive já exportam limão e manga.

O técnico em fruticultura formado pelo SENAR é um profissional especializado nos processos da cadeia produtiva da fruticultura de acordo com as boas práticas agrícolas, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado. Cumpre um importante papel de agente de transformação, na medida em que atuará como parceiro do produtor rural, desde a produção da fruta e implantação do pomar, até a realização do diagnóstico e do planejamento estratégico e operacional da empresa rural.

Inscrições

O interessado deve acessar a página do SENAR – Formação Técnica e ler os editais com atenção. Tércia Almeida também frisa que os candidatos devem ter cuidado com a documentação inserida no momento da inscrição: "se os documentos estiverem em desacordo com o Edital, o cancelamento será automático, impossibilitando correções e novo encaminhamento. A mesma documentação deverá ser apresentada no Polo de Ensino, no ato da matrícula".

Os dois cursos são oferecidos na modalidade semipresencial, com atividades em EaD e nos Polos de Ensino presenciais. Serão disponibilizadas 25 vagas para cada polo. Para participar, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio. Veja os detalhes:

  • Curso Técnico em Agronegócio: 2 anos de duração (4 semestres) – atividades 80% online e 20% presencial
  • Curso Técnico em Fruticultura: 2,5 de duração (5 semestres) – atividades 70% online e 30% presencial