Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Faemg recebe candidatos ao Governo de Minas Gerais

DIÁLOGO ABERTO
ESCRITO POR ASCOM, DE BELO HORIZONTE
28/08/2026 . SISTEMA FAEMG

O Sistema Faemg Senar recebeu, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/8), os candidatos ao Governo de Minas Gerais Mateus Simões (PSD) e Flávio Roscoe (PL), acompanhado de sua vice, Ellen Miziara. Os encontros integram a iniciativa da entidade de dialogar com os candidatos ao governo estadual e apresentar as principais demandas e propostas do setor agropecuário mineiro.

Na ocasião, o presidente Antônio de Salvo entregou um documento com pautas prioritárias para o agro. Entre os temas estão infraestrutura e logística, energia elétrica, segurança no campo, questões ambientais, segurança jurídica, irrigação e redução da burocracia. Ele reforçou que o setor não busca privilégios, mas condições para continuar produzindo e contribuindo para o desenvolvimento do Estado. “O agro aprendeu a andar sozinho. Nós precisamos apenas que não criem dificuldades e obstáculos para continuarmos desenvolvendo”, afirmou.

Mateus Simões destaca infraestrutura e capacitação

Mateus Simões defendeu a manutenção de investimentos em entidades como Seapa, Emater e Epamig, além de melhorias em trechos críticos de estradas rurais e ampliação da rede elétrica rural. Um dos principais pontos foi a qualificação da mão de obra. Ele defendeu uma atuação mais efetiva na formação de trabalhadores rurais. Ele afirmou que pretende ampliar a contratação de cursos técnicos e profissionalizantes, com participação do Senar. “Qualquer volume de treinamento e qualificação que o Senar tiver para vender, o Estado vai comprar”, afirmou.

O candidato do PSD também destacou medidas para simplificar a agregação de valor na propriedade rural, citando as cadeias de café, queijo e cachaça, a criação de fundos de crédito via cooperativas, incentivo a bioenergias (como etanol de milho e biometano) e o reforço no policiamento do campo por meio de inteligência e cercamento digital.

Flávio Roscoe defende desburocratização

Já Flávio Roscoe prometeu um plano para "destravar Minas Gerais" em até 90 dias. A principal medida para o início do mandato seria um "revogaço" de decretos e portarias estaduais que criam amarras à atividade econômica, além da implementação da dupla visita instrutiva em todas as fiscalizações governamentais, medida que impede a aplicação imediata de multas.

O candidato defendeu ainda o uso de tecnologia e inteligência artificial no licenciamento ambiental para eliminar a subjetividade das decisões dos fiscais e conferir celeridade e segurança jurídica aos empreendimentos.

A visão do candidato é de que a intervenção estatal deve ser reduzida ao mínimo necessário para permitir que a vocação natural do estado prevaleça. Ele reforça que a remoção das travas burocráticas impostas pelo próprio poder público é o caminho definitivo para colocar a produção mineira em posição de liderança global. "E o que eu quero fazer é um estado que dê vantagem competitiva. Aí Minas Gerais vai passar os Estados Unidos. Não é o Brasil, não: é Minas Gerais."