Compartilhe


Faemg assume presidência do Ceter

TRABALHO, EMPREGO E GERAÇÃO DE RENDA
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
06/12/2023 . SISTEMA FAEMG, FAEMG

Gerente da Assessoria Jurídica da Federação é a 1º mulher à frente do conselho

O Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda de Minas Gerais (Ceter) será presidido por uma mulher pela primeira vez. A gerente da Assessoria Jurídica da Faemg, Mariana Maia, vai representar a federação à frente do Ceter no biênio 2024/2025. A posse ocorreu nesta quarta-feira (6/12), na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte. Como vice-presidente, foi eleito Esterlino Luciano Medrado, da Fetcemg, que representa o transporte rodoviário de cargas em Minas Gerais.

Mariana Maia e Luciano Medrado (primeiro à esquerda) assumiram
presidência do Ceter para o biênio 2024/2025

O Ceter, vinculado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, tem importante atuação na deliberação, em caráter permanente, sobre as políticas públicas de fomento e apoio à geração de trabalho, emprego e renda e à qualificação social e profissional em Minas Gerais.

“Eu me sinto muito honrada por ser a primeira mulher a representar este conselho desde a sua criação, em 2020. Também é um marco porque é a primeira vez que a Faemg assume a presidência do Ceter. Pretendo trazer algo novo para o conselho. Os desafios são grandes, mas conto com todos”, afirmou Maia.

 

O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, participou da posse. “Será uma grande condução, junto ao Medrado, neste conselho, que representa trabalhadores, empregadores e o Estado, que têm que caminhar juntos e evoluir em suas discussões. O Sistema está de portas abertas para trabalhar em parceria”.

Renato Laguardia participou da posse, que ocorreu na sede do Sistema Faemg Senar

O Conselho

O Ceter é uma instância tripartite composta por 18 membros, que representam paritariamente os segmentos de trabalhadores, empregadores e poder público. A renovação da presidência ocorre a cada dois anos, alternando entre os três segmentos.

A gestão 2022/2023 foi composta por Alvimar Silveira de Paiva, como presidente, representando a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST) e Gelson Alves da Silva, como vice-presidente, representando a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).