Compartilhe


Cafeicultor de Espera Feliz coloca MG em 1º lugar no COY 2025

COFFEE OF THE YEAR
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
07/11/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

O cafeicultor Guilherme Abreu Vieira, de 17 anos, colocou Minas Gerais no topo dos melhores cafés do Brasil deste ano. Com propriedade em Espera Feliz, na região do Caparaó, ele conquistou o primeiro lugar na categoria arábica no Coffee of The Year (COY). Um dos momentos mais aguardados da Semana Internacional do Café (SIC), a premiação do COY ocorreu nesta sexta-feira (7/11), no encerramento da feira. Minas Gerais também garantiu a 5ª colocação na categoria canéfora com a produtora Flávia Aparecida Lopes Silva, do Sítio Recanto da Mata, em Santa Rita do Ituêto.

Quarta geração de cafeicultores da família Protázio na cafeicultura, Guilherme cresceu em meio a lavoura. "É uma alegria muito grande porque a gente vem trabalhando desde muito tempo. Eu, desde criança, estou na lavoura com meu pai, e hoje eu pude realizar o sonho dele de ser campeão do Coffee of The Year. Estamos sempre trabalhando para colocar um bom café e subir o nome do nosso município, que é tão importante para nós", destacou.

Criado em 2012, o prêmio Coffee of the Year reconhece os melhores produtores brasileiros de café e tem o objetivo de incentivar a produção de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção, permitindo maior eficácia na conquista de novos mercados e consolidação dos atuais, além de agregar mais valor aos cafés e, consequentemente, sustentabilidade à cadeia produtiva.

"Esse reconhecimento no Coffee of the Year, com o café do Sítio Família Protazio, reforça o protagonismo de Minas Gerais na cafeicultura de qualidade. O Sistema Faemg Senar tem contribuído para essa evolução, levando inovação, gestão e sustentabilidade às propriedades rurais”, comentou Ana Carolina Gomes, analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar.

Flávia Silva, de Santa Rita do Ituêto, garantiu o 5º lugar na categoria canéfora

O concurso também teve vencedores do Espírito Santo, Rondônia e São Paulo. O processo começa com o recebimento das amostras enviadas pelos produtores, que são submetidas a um processo de avaliação técnica e também pelo júri popular. Neste ano, foram 601 inscritos, número recorde. Ao longo da SIC, 180 amostras foram avaliadas pelos participantes da feira. Dessas, 65 foram finalistas.