Quem visita a Assessoria Sindical, no segundo andar da sede, tem a oportunidade de conhecer o setor que apoia e fortalece 394 Sindicatos de Produtores Rurais e que guarda, em seus armários, inúmeros documentos que contam a trajetória dessas entidades. E, se a Asind, como é conhecida no Sistema Faemg Senar, tem história para contar, o gerente do setor, Rogério Arantes também não fica atrás.
Há 32 anos na casa, Rogerinho tem muitas lembranças para compartilhar. Diz de cabeça a data exata que entrou na Faemg (04/06/1991) e que iniciou sua jornada como contínuo, também conhecido como office boy. Formado como técnico em Contabilidade e bacharel em Direito, ele conta que nessas mais de três décadas de trabalho transitou pelos setores da Arrecadação, Assessoria Jurídica, e a própria Asind, departamento que assumiu como gerente em 2019.
Seu trabalho sempre foi muito relacionado às pautas fundiárias, mas ele conta com alegria que já viveu diferentes episódios na casa. “Já visitei muitos Sindicatos em Minas Gerais, fui a Brasília para apoiar vários movimentos, entre eles, pela aprovação do novo Código Florestal”, diz.
Histórias que a sua equipe, formada pelo analista sindical Luiz Henrique de Carvalho; o analista de Inovação Laerte Mendonça; a assistente sindical Walquíria Dias e a secretária Andréia Campos, vão conhecendo no dia a dia, enquanto trabalham para manter atualizadas informações dos Sindicatos de Produtores Rurais em processos eleitorais e no Ministério do Trabalho, realizar as eleições da Faemg ou prestar apoio e esclarecimento sobre declarações fundiárias.
Além dos trabalhos de rotina, a Asind também é responsável por realizar eventos que capacitam e fortalecem os Sindicatos. Entre eles, o Faemg Senar em Campo, que já reuniu mais de 4.831 mil produtores rurais em diferentes cidades do interior; e o Redescobrir, iniciativa que trouxe à sede 344 presidentes de Sindicatos e diretores, num total de 402 pessoas.
A Asind também realiza cursos como o do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e Imposto Territorial Rural (ITR) que ensinam aos secretários executivos sindicais como fazer as declarações nos próprios Sindicatos. As Assembleias Gerais Ordinárias também são realizadas pelo setor. Nesses encontros, a Faemg debate com o seu Conselho de Representantes propostas orçamentárias, o cenário financeiro da instituição, entre outros assuntos estratégicos.
Rogerinho conta que “a Assessoria Sindical é o cartão de visita da Faemg, pois todo Sindicato se reporta ao setor para buscar soluções”. E ao ser perguntado sobre o que o motiva depois de tantos anos, ele responde: “É ajudar o produtor rural a resolver seus problemas, sabendo que o que eu faço, faz diferença para o produtor rural”, comenta.
Quem faz o quê
Andréia Campos
Apoiar o gerente e/ou funcionários do setor na organização de reuniões, marcando e cancelando compromissos, atendendo as demandas de participação e providenciando informações básicas necessárias.
Atualizar, periodicamente, os dados dos Sindicatos no que se refere a endereços e contatos.
Monitorar e controlar os mandatos de Sindicatos.
Organizar a logística para viagem do gerente e/ou funcionários do setor.
Laerte Mendonça
Proposição de ideias inovadoras que venham tornar as ações do setor e dos Sindicatos de Produtores Rurais mais eficientes.
Análise de dados com o intuito de gerar informações para construção de relatórios e gráficos em Power BI, que norteiam as tomadas de decisões do setor.
Elaboração de projetos estratégicos para o desenvolvimento das ações do setor.
Apoio em projetos de outros setores, de modo a contribuir com a visão e as informações da Assessoria Sindical.
Auxílio na organização de eventos, verificando a adequação do espaço e providenciando materiais e equipamentos necessários, estabelecendo uma articulação com os demais setores envolvidos.
Luiz Henrique de Carvalho
Apoio e suporte ao gerente.
Responsável por executar os projetos criados pelo setor.
Organizar toda logística dos cursos.
Responsável por atualizações no Ministério do Trabalho.
Presta informações sobre fundação de Sindicatos.
Auxilia em processos eleitorais no que se refere a prazos.
Elaboração de documentos.
Walquíria Dias
Análise e atualização do banco de dados do Sistema Faemg Senar referente ao processo eleitoral dos Sindicatos de Produtores Rurais.
Atualização do mandato dos Sindicatos de Produtores Rurais junto ao Ministério do Trabalho.
Auxiliar o gerente e os analistas da Asind, mantendo um estreito relacionamento com os Sindicatos.
Preparação de eventos, verificando a adequação do espaço e providenciando materiais e equipamentos necessários para promovendo a necessária articulação com os demais setores envolvidos.