Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Faemg em diálogo com o Congresso

AGROPECUÁRIA MINEIRA
ESCRITO POR SIMON NASCIMENTO, DE BELO HORIZONTE
14/04/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Objetivo é levar os pleitos do agro à frente no legislativo

Deputados ouviram as demandas e receberam um documento listando prioridades dos produtores

Em mais uma ação de aproximação com o setor político para apresentação das demandas dos produtores rurais mineiros, o Sistema Faemg Senar promoveu, nesta quinta-feira (13/4), um encontro com parlamentares da bancada mineira no Congresso Nacional. A agenda, organizada pela Superintendência de Relações Institucionais e Governamentais, reuniu nove deputados federais e um representante do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, também integrou as discussões, junto a presidentes de sindicatos de produtores rurais e associações ligadas ao agronegócio. É a segunda vez, em pouco mais de um mês, que o Sistema Faemg Senar promove uma agenda deste modelo. No início de março, a entidade já havia recebido 17 deputados estaduais para tratativas das solicitações dos produtores.

O vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, e o presidente Antônio Pitangui de Salvo

Durante a agenda desta quinta-feira, a equipe do Sistema Faemg Senar se colocou à disposição para manter e aperfeiçoar o diálogo com os deputados. O momento também foi uma oportunidade de apresentação de pautas importantes para o agro que estão sendo discutidas no Congresso Nacional. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, afirmou que a aproximação do setor com as bancadas, estadual e federal, é de extrema importância para as tratativas das demandas que interessam e impactam o trabalho no campo.

“É uma oportunidade de passar de forma mais direta para esses deputados os nossos pleitos, que não são poucos. A gente os priorizou, de forma ordenada, para que eles possam entender o que precisa ser votado imediatamente, para que a gente possa passar aos nossos produtores a tranquilidade de que o nosso parlamento está atento às questões que tanto nos aflige, como invasão de terra, marco temporal e reforma tributária”, assinalou.

Deputados ouviram demandas de sindicatos presentes na reunião

Vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia citou que a aproximação permite o conhecimento de maneira direta, por parte dos deputados, dos problemas vivenciados no campo. “Os deputados sentiram as nossas dificuldades, problemas de aprovação de leis, projetos de leis que estão paralisados. Esse encontro serviu para que a gente pudesse conversar abertamente, uma reunião muito proveitosa”, definiu Laguardia.

O gerente jurídico do Sistema Faemg Senar, Francisco Simões, apresentou aos deputados uma série de demandas de interesse do setor. Ele citou pontos de preocupação sobre a proposta de reforma tributária, aspectos ambientais, questões relacionadas à segurança no campo e invasões de propriedades e dificuldades de conexão e distribuição de energia elétrica no campo.

Participação sindical

Presidente da Associação dos Sindicatos Ruralistas do Oeste Mineiro (Asrom), Patrick Brauner afirmou que as agendas junto aos deputados são essenciais e estratégicas. “O produtor rural está preocupado em produzir da porteira para dentro, mas a gente precisa de ter um alinhamento, uma aproximação com os deputados para que eles nos defendem naquilo que é necessário para que a gente continue produzindo, gerando empregos e produzindo alimentos”, classificou Patrick, que também um dos vice-presidentes do Sistema Faemg Senar.

Da esquerda à direita, o presidente Antônio Pitangui de Salvo, o secretário de Estado Thales Fernandes e o presidente da Asrom, Patrick Brauner

Na avaliação do presidente da Associação dos Sindicatos Rurais do Centro de Minas (Asprocem), Evando Lage, a reunião é fruto de uma união de esforços. “É bom para os produtores e para os parlamentares, porque eles escutam a demanda direta do campo, do que aflige os produtores, e eles é que têm o poder de fazer a legislação para atender os interesses de todos - do produtor em si e da sociedade em geral”, comentou.

Parlamentares

Participaram do encontro os deputados federais Lafayette Andrada, Lincoln Portela, Rosângela Reis, Samuel Viana, Zé Silva, Zé Vitor, Ana Paula Junqueira Leão, Diego Andrade e Emidinho Madeira. Os deputados Pedro Aihara, Igor Timo e Weliton Prado enviaram representantes. O mesmo ocorreu com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, que foi representado pelo assessor e ex-deputado Anselmo José Domingos. Todas as fotos estão disponíveis em álbum virtual neste link