Conheça o INAES

O INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo) é uma associação civil sem fins lucrativos, dedicada ao desenvolvimento, pesquisa e inovação de sistemas produtivos. Atua em parceria com instituições públicas e privadas para fomentar a evolução das cadeias do agronegócio.

Projetos Estudos e Publicações
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe


Encontro reúne 400 mulheres do agro em Teófilo Otoni

LIDERANÇA FEMININA
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, GOVERNADOR VALADARES
08/03/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Evento reuniu produtoras rurais de 40 municípios da região

O 1º Encontro de Mulheres do Campo reuniu cerca de 400 participantes de 40 municípios dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha, São Mateus e Rio Doce na manhã deste sábado (08/03), no Expominas, em Teófilo Otoni. O evento, promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais da cidade, em parceria com o Sistema Faemg Senar, destacou o protagonismo feminino no agronegócio, com palestras sobre inovação, sustentabilidade, gestão rural e saúde emocional. Quase 1 milhão de propriedades rurais no Brasil são dirigidas por mulheres, segundo o último Censo Agropecuário feito pelo IBGE.

Durante a abertura, o presidente do SPR de Teófilo Otoni e vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Rodrigo Viana Lorentz, deu as boas-vindas às participantes.

Para a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, a mobilização feminina fortalece o agro. “O evento superou nossas expectativas. Ver mulheres de tantos municípios reunidas mostra a força feminina no campo. Queremos que elas se tornem protagonistas em suas propriedades e dentro dos sindicatos, garantindo a continuidade do setor com inovação e sustentabilidade.”

A diretora do Sindicato Rural de Teófilo Otoni, Guerthana Neiva, ressaltou a importância da presença feminina no setor agropecuário. "Estamos mostrando que a mulher pode e deve ocupar seu espaço no campo, com qualificação e autonomia. O agro precisa dessa força feminina para crescer com mais sustentabilidade e inclusão."

Já a instrutora e produtora rural Teí Gazzinelli destacou a necessidade de fortalecer a rede de apoio entre as mulheres do campo. “Esse evento é apenas o começo. Precisamos seguir com reuniões e ações constantes para que essas mulheres tenham voz e consigam se fortalecer dentro do agro.”

Sustentabilidade, gestão rural e saúde mental foram alguns temas abordados durante o encontro

Saúde emocional no agro

A instrutora Valéria Gandra abordou a importância da saúde emocional para a qualidade de vida das mulheres do campo. "Muitas enfrentam uma rotina exaustiva e, às vezes, não se permitem parar e cuidar de si. A saúde emocional é essencial para que consigam se desenvolver e alcançar seus objetivos."

A produtora rural Renata Freitas, que atua na bovinocultura de leite em Itambacuri, conta que ouvir histórias de superação é um incentivo. "Saber que outras mulheres enfrentam desafios semelhantes e conseguem crescer nos dá mais força para seguir em frente."

A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, ressaltou a necessidade de discutir sustentabilidade de forma acessível. “É fundamental que as mulheres do campo tenham acesso a informações técnicas e estratégicas que contribuam para a evolução do agro. Esse evento foi um momento de troca e aprendizado para todas nós.”

O presidente do SPR de Teófilo Otoni e vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Rodrigo Viana Lorentz, dando as boas-vindas às participantes

Além das palestras, o encontro promoveu um levantamento de demandas das participantes, que serão encaminhadas aos Sindicatos dos Produtores Rurais e Administrações Regionais. A programação incluiu brindes, sorteios e homenagens, reforçando o compromisso com o fortalecimento da atuação feminina no agronegócio.