Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Uberaba sedia treinamento nacional do FIP

FIP PAISAGENS RURAIS
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
25/08/2022 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Uberaba foi sede de uma capacitação nacional do FIP Paisagens Rurais nesta semana. Supervisores e coordenadores regionais do projeto, dos estados de Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Maranhão, Bahia e Minas Gerais, participaram de treinamento técnico e visita a uma propriedade assistida na região, entre os dias 16 e 18 de agosto. O FIP Paisagens é financiado pelo Banco Mundial e executado pelo Sistema FAEMG, com apoio de entidades parceiras, e atualmente assiste gratuitamente 1.600 produtores no Triângulo Mineiro.

A coordenadora de Monitoramento do SENAR Nacional, Cristiane Edna Camboim, explicou que o objetivo da capacitação foi discutir a aplicabilidade da planilha de Indicadores de Sustentabilidade em Agroecossistemas (ISA) nas ações do SENAR, no âmbito do Projeto FIP Paisagens Rurais. De acordo com ela, foram abordados aspectos sobre a relevância para o diagnóstico da propriedade, dos indicadores e do monitoramento, e análise dos seus resultados.

O treinamento foi ministrado pelos instrutores Leonardo Pirovani, do SENAR-ES, e José Mário Lobo, da EPAMIG. Segundo Leonardo Pirovani, o ISA (Indicadores de Sustentabilidade em Agroecosistemas) se destaca por ser uma ferramenta que permite ao técnico de campo realizar uma gestão de riscos de fatores econômicos, sociais e ambientais, existentes em uma propriedade rural, bem como o monitoramento dessas informações. “É uma ferramenta que se encaixa perfeitamente dentro da metodologia ATeG e, dessa forma, se faz importante o alinhamento com os supervisores para que analisem os lançamentos realizados pela equipe técnica, com a finalidade de se reduzir erros e nivelar as informações”, completou.

O supervisor do FIP Paisagens em Minas Gerais, Cristiano Ramos Evangelista, destacou que a ferramenta ISA vai auxiliar na identificação da evolução e da sustentabilidade das propriedades assistidas. “Com esses indicadores iremos acompanhar de forma mais efetiva a recuperação das áreas degradadas, das Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal, e também a evolução econômica da propriedade dentro do projeto. O treinamento foi muito bom e agora vamos levar este conhecimento para os técnicos de campo”, afirmou.

O cronograma da capacitação também incluiu a participação em um Dia de Campo promovido na Fazenda Capão Alto, em Uberaba. Os supervisores e coordenadores acompanharam o trabalho que foi realizado na propriedade até o momento. Em apenas nove meses de assistência, os produtores já recuperaram e fizeram intervenções em 33,8 hectares, do total de 49 hectares da propriedade, promovendo o cercamento de áreas de APP, curvas de nível e terraços para conservação do solo, entre outras ações.

FIP Paisagens Rurais

O Projeto Gestão Integrada da Paisagem no Bioma Cerrado – FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal, através do Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, do MAPA, com parceria da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do MCTIC, por meio do Inpe e da Embrapa.