Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sustentabilidade é tema de Dia de Campo

CAFEICULTURA
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE VARGINHA
23/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Produtores e interessados em cafeicultura reuniram-se na Fazenda Paraíso, em Ouro Fino, no último sábado (19/11), para o 6º Dia de Campo, que teve como tema “Sustentabilidade Cafeeira”. Ao todo, 250 produtores rurais participaram.

O evento foi uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino, Sistema Faemg Senar, Associação de Pequenos Produtores de Ouro Fino (ASSOPRO), Plataforma Global do Café, Comexim Ltda, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e comércios locais.

O gerente do Sistema Faemg em Varginha, Caio Oliveira, ministrou a palestra Apresentação do Sistema Faemg e a Profissionalização da Propriedade Rural. “É fundamental que o produtor conheça nossos produtos e serviços que estão disponíveis por meio do Sindicato dos Produtores Rurais. A profissionalização do cafeicultor se faz necessária e urgente”.

Caio Oliveira ministrou palestra para os participantes

“Tivemos muitos participantes que já são atendidos pelo ATeG Café+Forte. O tema sustentabilidade é muito importante para os produtores de café que acompanham as variações de clima e custos de produção, por exemplo”, disse o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Ouro Fino, Alexandre Lopes Moreira. As informações trazidas pelo Caio nossa ajudam a mostrar a nossa atuação e o que temos a oferecer”, concluiu.

Sustentabilidade

Para Thiego Duarte, coordenador de garantia de qualidade da Comexim Ltda, uma das empresas parceiras no evento, ações conjuntas como essas fortalecem ainda mais as ações sobre a sustentabilidade para a cafeicultura.

Ele acredita que a união de esforços contribui para o progresso das comunidades envolvidas e o desenvolvimento sustentável do segmento na região, levando novos conhecimentos aos produtores e visando sempre a melhoria contínua das ações, das boas práticas e do bem-estar social.

“A cada ano que passa, o evento tem se enraizado no município de tal forma que os produtores nos procuram para saber sobre a data do dia de campo e os temas que iremos apresentar. Isso nos deixa com a responsabilidade de buscarmos trazer assuntos importantes e atuais”, analisa Thiego.

Caio Oliveira e o mobilizador Alexandre Moreira