A presidência do Sistema Faemg Senar recebeu uma comitiva de Singapura, liderada pelo Dr. Mohamad Maliki Osman, ministro no gabinete do primeiro-ministro, segundo-ministro da Educação e segundo-ministro das Relações Exteriores, na manhã desta quinta-feira (25/7). A proposta do encontro foi apresentar a instituição, a força do agronegócio mineiro e conversar sobre oportunidades de comércio entre Minas Gerais e o país do sudeste asiático.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, ao lado do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, afirmou que o setor produtivo de Minas Gerais tem interesse em firmar parcerias para incrementar os pacotes tecnológicos e os levar a mais produtores rurais e de conversar sobre a exportação de diversos produtos mineiros, como mel e azeite, além das commodities.
“O comércio entre a Ásia e o Brasil tem sido mais fácil do que com a Europa, que tem criado dificuldades, e temos interesse em ampliar essas relações comerciais. Juntos podemos entender a possibilidade de exportar novos produtos”.

Ele apresentou a atuação da instituição em defesa dos produtores rurais mineiros e na qualificação de quem vive no campo. Destacou a alta representatividade da produção agropecuária de Minas no Brasil e seu potencial enquanto estado com maior diversificação da produção no país e maior produtor nacional de café, leite, batata-inglesa, alho, florestas plantadas, entre outros, sem deixar de ressaltar a responsabilidade ambiental do produtor rural mineiro. Ainda mostrou a participação da produção brasileira no mercado externo e a importância de Minas Gerais nas exportações.
Segundo Osman, cerca de 90% da produção alimentar de Singapura é importada e o país não possui ampla capacidade produtiva. Por isso, esperam encontrar oportunidades em diferentes estados do Brasil, que tem uma das economias mais representativas do mundo e é o maior parceiro comercial de Singapura, que é um hub de distribuição e pode ser visto como uma porta de entrada para o leste asiático.
“Queremos verificar possibilidades de colaboração entre negócios daqui e de Singapura e encorajar os negócios. Além de outros estados, também queremos fortalecer acordos comerciais com Minas Gerais, que tem um dos maiores PIBs do país. Continuaremos a conversa com a federação para nos apoiarmos nesta jornada de comércio”, afirmou Osman.

O embaixador não-residente de Singapura no Brasil, Sam Goi Seng Hui, que estava entre os dez integrantes da comitiva, reforçou que há muitas oportunidades de negócios entre os países.
Pelo Sistema Faemg Senar, também participaram o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr.; o superintendente administrativo e financeiro, Adriano Cunha; o chefe de gabinete, Silas Canedo; o gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Altino Rodrigues; o coordenador de Comunicação, Rogério Maurício Pereira, e o gerente de Agronegócio, Rafael Rocha.