*Com informações do Portal de Notícias Caparaó
Agente de desenvolvimento rural do Senar Minas e liderança comunitária de Manhuaçu deixa um legado de solidariedade e amor ao próximo
O Sistema Faemg Senar perdeu na madrugada deste sábado (25/11), uma de suas mais incansáveis e queridas agentes de desenvolvimento rural (ADR). Faleceu Isaura Pereira da Paixão, conhecida líder comunitária e ex-vereadora em Manhuaçu. Isaura estava internada em Belo Horizonte, onde tratava de complicações de saúde após um transplante de rins.
Nas redes sociais e em grupos de WhatsApp foram inúmeras as manifestações de apreço e solidariedade em razão da morte da mobilizadora. “Lamentamos profundamente a perda da ADR, Isaura. Durante sua trajetória, foi exemplar o seu trabalho para o desenvolvimento do agronegócio de Manhuaçu e região. Sempre teve o forte desejo de fazer o melhor para os produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. As suas contribuições para o aperfeiçoamento do processo de mobilização ficarão eternizadas em nossa caminhada”, afirmou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., que ainda expressou seus sentimentos aos familiares de Isaura.
Para a gerente da Mulher, do Jovem e Inovação do Sistema Faemg Senar, Silvana Novais, que foi gerente da Regional de Viçosa até 2019, na qual Isaura atuava, falar da ADR é muito difícil e doloroso. “Ela é o exemplo de uma pessoa que não via obstáculos, só sabia que precisava fazer o bem e o melhor para os produtores. Foi com Isaura que inovamos muito: começamos a participar de feiras, fazer stands, encontro de família, jovem no campo, ATeG, participar de comitês e comissões, e muito mais. Desbravadora, guerreira e com um olhar diferenciado que captava as necessidades de todos. Deixou um legado enorme! Lembranças muitas! Vai levar alegria para o céu!”, garantiu Silvana.
O atual gerente da regional de Viçosa, Marcos Reis lamentou.“Grande perda pra nós. Isaura carregava no nome a paixão dela pelo trabalho, pelo produtor rural, por atender e ajudar as pessoas. Ela dispunha do que tinha e dava, principalmente, o seu tempo, a sua dedicação para levar conhecimento às pessoas junto com o Sistema Faemg Senar. Trabalhou conosco por décadas e fez valer o seu título de agente de desenvolvimento rural. Com certeza, milhares de pessoas foram impactadas pela Isaura ao longo desses anos”.
A gerente de Educação Formal do Sistema Faemg Senar, Tércia Almeida, escreveu em um grupo de colaboradores da instituição. “Meus amigos, perdemos nossa mobilizadora de Manhuaçu. Isaura da Paixão estava internada e faleceu nesta madrugada. Excelente pessoa e profissional muito dedicada ao Sistema Faemg Senar”.
“Grande perda! Isaura amava o Sistema. Tinha tudo que fazia como propósito de vida. Sem palavras para descrever o tamanho dessa perda”, lamentou Cristiane Trigueiro, gerente pedagógica.
Trajetória marcada pela dedicação ao próximo
Isaura Pereira da Paixão era filha de Fani Pereira da Paixão e Lourenço Cesário da Paixão, nascida em 24 de março de 1957, sendo a caçula de sete irmãos, todos nascidos em Vilanova, distrito de Manhuaçu.
O exemplo de solidariedade de Isaura veio de casa. Seu pai era tropeiro e vivia viajando, enquanto sua mãe criava os filhos, além de ajudar várias pessoas, sendo que algumas delas eram até mesmo abrigadas em sua casa.
Isaura sempre foi muito determinada e dedicada, assumindo responsabilidades na capela que existia na comunidade àquela época. Foi a partir deste momento que desenvolveu a habilidade da liderança. O seu desejo de liderar e de servir ao próximo era tão grande que, com a ajuda da comunidade, conseguiu a construção da primeira escola e do posto de saúde local.
Foi vereadora e tornou-se a primeira mulher eleita pelo voto direto, após a ditadura, a ocupar o cargo em Manhuaçu.
Como agente de desenvolvimento rural do Senar Minas pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, Isaura representou o Sindicato em várias entidades e atividades. Sua partida deixa um legado de carinho, trabalho e inúmeras amizades. O velório será na casa da Isaura no distrito de Vilanova, a partir das 19 horas deste sábado. O sepultamento será amanhã (26/11), às 10h30, em São Pedro do Avai, também distrito de Manhuaçu.
A Diretoria do Sistema Faemg Senar expressa todo o seu pesar e os mais sinceros sentimentos de solidariedade aos amigos e à família.