Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sistema FAEMG Notícias - 25 de novembro

INFORMATIVO
ESCRITO POR ASCOM
25/11/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

EXPOCACHAÇA, SUCESSO MINEIRO

Saborosa e a cada dia mais valorizada, dentro e fora do país. A tradicional cachaça artesanal mineira foi exaltada, hoje, na abertura da 30ª Expocachaça e 14ª Brasilbier. O presidente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Roberto Simões, participou da abertura da exposição, que vai até domingo, na Serraria Souza Pinto, em BH. Além de degustar a bebida, os visitantes da exposição também poderão se deliciar com os produtos do Empório Sistema FAEMG. Dez ex-alunos de capacitações feitas no SENAR Minas oferecem produtos para acompanhar a cachaça, como queijos e antepastos, e outras delícias de Minas, que vão do café aos doces.

“O Sistema FAEMG é parceiro da Expocachaça há vários anos. É uma exposição importante para a comercialização da bebida elaborada por muitos produtores rurais.”
Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG

“Alguns produtos são a alma de Minas Gerais. Assim como o queijo e o pão de queijo, a cachaça artesanal tem sido cada vez mais reconhecida pela sua excelência. É o que apresentamos aqui.”
José Lúcio Mendes Ferreira, presidente da Expocachaça

“A cara do Brasil precisa ser vista lá fora e esta festa da cachaça ajuda nesta visibilidade.”
Marcos Montes, secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)

“Minas avança com todas estas parcerias como esta que podemos ver aqui hoje, na Expocachaça, onde temos o governo, a Federação e os heróis da resistência.”
Ana Maria Valentini, secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Veja o vídeo com o depoimento do presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões:


SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS

CAMINHOS E DESAFIOS PARA A SEGURANÇA HÍDRICA
A gerente de Meio Ambiente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Ana Paula Mello, ministrou palestra sobre os caminhos e desafios para a segurança hídrica, com ênfase para os trabalhos desenvolvidos no campo e pelo Programa Nosso Ambiente, do Sistema FAEMG. Ela ainda destacou práticas que favorecem a infiltração da água no solo, que é a grande caixa d´água no meio rural, e da importância do produtor para a garantia desta segurança hídrica, assim como a relevância de ações estratégicas e estruturantes, em nível de estado, para evitar problemas futuros de escassez. Ela lembrou que o produtor rural mineiro já ajuda muito, tanto que já há R$ 304 bilhões em patrimônio imobilizado no estado com vegetação nativa, de acordo com estudo da Embrapa, divulgado neste ano. Mas ainda falta muito para garantir esta segurança necessária.
"Lembro que nenhuma técnica ou práticas de conservação de água ou solo nas fazendas, sozinhas, podem ser a solução. É a necessária a complementariedade e o uso conjunto de todas as ferramentas disponíveis.”
Ana Paula Mello, gerente de Meio Ambiente do Sistema FAEMG

BOAS PRÁTICAS NO USO DA ÁGUA
Uma fazenda em 360 graus é uma das atrações do estande Sistema FAEMG que está conquistando o público do Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, no Expominas, em BH. Nela, o público pode conhecer os ensinamentos e boas práticas disseminadas pelas áreas técnicas do Sistema FAEMG e, sobretudo, pelo programa Nosso Ambiente. A iniciativa reúne ações de assistência para a melhora hídrica das propriedades rurais, ensinando práticas de infiltração de água, tratamento de efluentes, saneamento, reaproveitamento da água da chuva, áreas de preservação permanente e reserva legal.
http://www.sistemafaemg.org.br/noticias/sistema-faemg-e-as-boas-praticas-no-uso-da-agua

 

FACULDADE CNA
INSCRIÇÕES ABERTAS!

Conheça todos os cursos! Turbine seu conhecimento e potencialize o setor que não para! Dois polos em Minas Gerais: Belo Horizonte e Manhuaçu.
Mais informações: www.faculdadecna.com.br ou 0800 718 1078

BLACK FRIDAY – ENERGIA SUSTENTÁVEL
A energia limpa e MAIS BARATA chega na sua tomada. No campo ou na cidade, é economia de até 22% na sua conta de energia, sem obras e sem taxa de adesão. Até 30/11, use o código promocional FAEMG e garanta 1ª conta de luz Sou Vagalume GRÁTIS!
Saiba mais:
Pelo WhatsApp (31) 97148-7871 ou no site
www.sistemafaemg.org.br/energiasustentavel