O presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, participou da abertura da 33ª Festa do Leite, em Lagoa Grande, na noite dessa terça-feira (20). Ele destacou o papel do Brasil como produtor mundial de alimentos e elogiou o trabalho do Sindicato dos Produtores Rurais de Lagoa Grande na organização da exposição.
“A Festa do Leite é tradicional, tem praticamente a mesma idade do município, e nós do Sistema Faemg nos sentimos muito felizes por participar deste evento. É muito importante que os produtores venham à cidade para mostrar o trabalho que estão desenvolvendo no campo”.
A presidente do Sindicato Rural, Renata Guimarães Teixeira, agradeceu a parceria do Sistema Faemg. “O Sindicato representa os produtores rurais e a Faemg nos representa, principalmente em Belo Horizonte e Brasília, junto aos governantes. Se não fosse esta parceria, não teríamos a força que temos hoje”.
O gerente regional do Sistema Faemg em Patos de Minas, Sérgio Coelho, enfatizou a importância da parceria entre as entidades para a capacitação dos produtores da região. “O Sindicato Rural tem papel fundamental, pois é por meio dele que levamos os cursos e programas especiais do Sistema Faemg aos produtores e trabalhadores rurais do município e região”.
Ações do Sistema Faemg
Nesta edição da Festa do Leite, o Sistema Faemg está promovendo oficinas de Agricultura e Pecuária de Precisão, no estande montado junto ao Sindicato Rural.
Nessa terça-feira, também foi promovido o Projeto Sistema Faemg Itinerante, que leva profissionais do Sistema Faemg ao interior para atender individualmente os produtores rurais sobre temas importantes como questões ambientais, direitos trabalhistas, previdenciários e tributários.
Dentro da Festa do Leite, representantes da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg se reuniram com produtores rurais de Lagoa Grande para levantar as principais demandas dos produtores, buscar soluções para o segmento e reafirmar o compromisso com os pecuaristas.
Palestra de abertura
Na segunda-feira (19), Antônio de Salvo assistiu à palestra de abertura do evento com o tema “Como traçar e alcançar suas metas”, ministrada pelo alpinista Rosier Alexandre, que ficou conhecido após escalar o Everest.
“Desafio faz parte da vida de todas as pessoas e é o que nos motiva a seguir em frente. O Everest é uma parábola para a vida, e nós sabemos que o produtor rural passa por muitos Everests, mas com determinação, disciplina e planejamento, a gente sempre chega ao cume”.
A Festa do Leite segue até domingo (25), com shows, leilões, palestras, workshops e rodeio.