Mais de 180 representantes de Sindicatos de Produtores Rurais participaram da capacitação on-line sobre Aposentadoria Rural, oferecida pelo Sistema Faemg, dentro do Projeto Senar/Faemg+, na tarde desta terça-feira (18/10). O treinamento faz parte das ações do Sistema para qualificar os sindicatos a colocarem em prática uma parceria com o INSS, que viabiliza que os produtores solicitem benefícios previdenciários dentro da própria instituição.
O alto número de participantes mostra como a iniciativa tem proporcionado resultados positivos e atraído cada vez mais sindicatos. O gerente de Estratégia e Planejamento, Celso Furtado Júnior, reforçou a importância do projeto para ampliar a prestação de serviços dos Sindicatos junto aos Produtores Rurais. O acesso ao processo de aposentadoria rural já é realidade em alguns sindicatos que aderiram ao projeto.
“Por meio de meritocracia, o Sistema Faemg já proporcionou aos sindicatos participantes a cifra de R$ 905 mil. Isso é um retorno ao trabalho dos sindicatos ao oferecerem serviços de ITR, nota fiscal, portal Vagas do Agro, cursos EAD e, agora, acesso à aposentadoria rural. Os números demonstram que, juntos, podemos dinamizar nossa atuação em benefício dos produtores rurais”, destacou.
Parceria com INSS
Este foi o terceiro encontro do ano sobre Aposentadoria rural, fruto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Sistema Faemg e o INSS. Quem ministrou a capacitação foi o técnico do INSS Antônio Cláudio da Silva, que falou sobre legislação previdenciária, questões relacionadas às categorias rurais e aposentadoria.
“A parceria tem o objetivo de proporcionar condições para que os produtores rurais possam requerer seus benefícios no sindicato, sem que precisem deslocar-se até as agências da Previdência Social”, explicou a coordenadora jurídica da Faemg, Mariana Maia.
O encontro também foi conduzido pela gerente pedagógica do Sistema Faemg, Cristiane Trigueiro, e teve a participação da analista de Planejamento Kézzia Cristo.