Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sindicato Rural de Paraopeba inaugura Centro de Treinamento

SINDICATOS
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA
23/09/2022 . SISTEMA FAEMG

Espaço oferece mais comodidade aos alunos dos cursos e programas do Sistema Faemg

O Sindicato dos Produtores Rurais de Paraopeba e Caetanopólis agora conta com o Centro de Treinamento Roberto Simões e Christiano Nascif, uma homenagem ao Sistema Faemg. Simões é ex-presidente da instituição; e Nascif superintendente do Senar Minas e diretor técnico do Sistema. O presidente do Sistema Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, prestigiou a inauguração do pavilhão no Parque de Exposições Dr. Guilherme Mascarenhas Dalle, nessa quinta-feira (22/9).

“O dinamismo, competência e dedicação de Roberto Simões elevaram o Sistema Faemg ao status de uma das maiores federações do Brasil. Quanto ao Nascif, seu competente trabalho vem sendo decisivo para o agronegócio, dando todo o apoio para a nossa classe”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paraopeba e Caetanópolis, Inácio Lins.

A inauguração do Centro de Treinamento foi realizada na quinta (22) e contou com a presença de diversas autoridades

O presidente do Sistema Faemg explicou o cenário que os produtores rurais vivem atualmente, a evolução do agronegócio em Minas e a importância do desenvolvimento por meio da educação continuada.

"O meio rural hoje vive um momento bom, mas delicado. Estamos evoluindo em todos os setores e precisamos qualificar nossa mão de obra e nossos produtores mais do que nunca. Certamente, este espaço será uma mola propulsora para continuarmos avançando", disse o presidente.

O presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, falou sobre o momento do agronegócio mineiro

Para Christiano Nascif, um reconhecimento como esse mostra que a entidade está no caminho certo e o quanto o Senar vem transformando vidas. “Nossa proposta é atender bem o nosso cliente, que é o produtor rural, por meio dos Sindicatos. A homenagem é em meu nome, mas eu quero dividi-la com todos os colaboradores do Sistema", comentou.

“A homenagem vem para coroar nossa trajetória, composta por muita luta, mas, também, por conquistas importantes. Isto afaga o coração", completou Roberto Simões.

Representando o Sistema Faemg, estiveram presentes o 1º vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia; o assessor sindical, Rogério Arantes; o assessor Jurídico, Francisco Maurício Simões; o analista de Desenvolvimento Regional do escritório regional em Sete Lagoas, Jhones Matuda; e o técnico de campo, Douglas Pires.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito de Curvelo, Gustavo Nascimento; o presidente da Cooperativa Agropecuária de Paraopeba (COAPA), Vantuir de Oliveria Machado; o  diretor da Cooperativa Agropecuária de Paraopeba (COAPA), Juber Corrêa de Figueiredo; o presidente da CDL, Marcelo Ferreira; o  secretário de agricultura da prefeitura de Paraopeba, Marco Túlio Moura; o vice-presidente do Sindicato Rural de Paraopeba e Caetanópolis, Adriano Paiva; os presidentes do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Abaeté, Bom Despacho, Pompéu e Itabira Constantino Dias Neto, Patrick Brauner, Paulo Lino e Evandro Pires, respectivamente; o jornalista do Sebrae Minas Lauro Diniz; vereadores, associados do Sindicato e demais representantes e autoridades de órgãos públicos e privados da região.

Estrutura

A reforma, avaliada em R$186 mil, começou em abril deste ano em uma área de 181m² no Parque de Exposições. O espaço, que antes funcionava como almoxarifado do Sindicato, agora tem sala de aula, recepção, dois banheiros, ar-condicionado, data show e 20 computadores, sendo dois para suporte aos instrutores.

20 computadores estão disponíveis para treinamento dos produtores rurais 

O objetivo é proporcionar conforto e comodidade aos mais de 200 alunos que participam dos cursos e programas especiais do Sistema Faemg todo ano no município. Com isso, o Sindicato vai levar ainda mais conhecimento e atuar para a transformação social, despertando nos produtores rurais a importância da capacitação e da assistência técnica e gerencial para a melhoria da qualidade de vida e dos empreendimentos rurais.

“Destaco a importância das parcerias. Sem elas, essa conquista tão importante para o desenvolvimento do agro na nossa região não seria possível”, reforçou Inácio, citando o apoio de todos os envolvidos, de forma direta ou indireta, como o ex-prefeito de Paraopeba, Juca Bahia.

Roberto Simões

É natural de Paraopeba, produtor rural, graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), magister scientiae (MS) em Economia Rural também pela UFV.  Casado, pai de três filhos e avó de três netos. Foi presidente do Sistema Faemg por 16 anos e, atualmente, é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas e conselheiro consultivo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Christiano Nascif

Zootecnista e Mestre em Produção de Ruminantes pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é Diretor Técnico do Sistema Faemg, Superintendente do Senar Minas e, também, diretor da Labor Rural. É palestrante sobre temas relacionados à gestão econômica, técnica e financeira de propriedades rurais. Atua como consultor em diversos projetos em parceria com entidades como Senar, Sebrae, CNA e outras instituições privadas.