Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Sindicato conquista sede própria

SINDICATOS
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
03/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Janeiro de 2023 foi um marco para o Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Carmo do Cajuru. No dia 26, diretoria e autoridades locais oficializaram a permuta de imóveis. A sede, onde já funcionava o sindicato, agora pertence oficialmente aos produtores rurais do município.

“Construímos com nossos recursos esse prédio há mais de 30 anos. No entanto, era em um terreno da prefeitura. Nesse período, reformamos o imóvel para atender a nossa atual demanda. Em 2017, quando venceu a cessão de imóvel, conversamos com o prefeito para resolver a questão. Agora, está tudo legalizado e é um ganho para todos nós produtores rurais”, disse o presidente, José Eustáquio Vilaça de Oliveira, o Taquinho. A ação teve o apoio do prefeito Edson Vilela e da Câmara de Vereadores.

Ter uma sede própria era um sonho da diretoria, que começou a ser trabalhado em 2017, quando o contrato de cessão de imóvel por 30 anos foi concluído.

Naquele período, o presidente e o prefeito compreenderam que uma permuta entre imóveis legalizaria a situação. “Naquele ano de 2017, o sindicato não tinha condições de adquirir um imóvel, mas com a mudança da sua estrutura com mais associados e mais prestação de serviços, o sonho se tornou realidade”, disse Taquinho.

Toda a diretoria e sindicalizados trabalharam para concretizar o projeto da sede própria, que foi realizado com a aquisição de terreno no Bairro Vitória, em local de importância para o município, o que proporcionou a permuta. 

Atualmente, o Sindicato tem 428 associados. A parceria com o Sistema Faemg Senar proporciona a oferta de uma série de serviços aos associados e a capacitação do produtor e trabalhador rural. 

Entre os serviços ofertados estão: Inscrição de produtor rural, alteração e baixa do cartão do produtor rural, emissão de notas fiscais, emissão de GTA, Declaração de ITR, emissão de Certificado Digital, emissão da CAF (Pronaf), agendamento e acompanhamento de benefício do INSS, emissão de certidões negativas, elaboração de contratos, cadastro no CAEPF, assistência jurídica, abertura e declaração do MEI, declaração de vacinação de aftosa e brucelose.

O Sindicato também dispõe aos seus associados, por meio de parcerias estratégicas, planos de saúde Unimed e Prontomed.