Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Seminário marca encerramento do GQC em Montes Claros

QUALIDADE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
26/10/2021 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Após muitas horas de aulas teóricas, encontros e visitas técnicas nas propriedades, o Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) chegou ao fim em Montes Claros. Dez propriedades que atuam na bovinocultura de corte e leite, fruticultura e produção de cachaça foram assistidas. O foco foi a gestão do empreendimento rural de negócios que são coordenados por mulheres ou que contam com elas na parte administrativa. O encerramento contou com um seminário, em que os produtores apresentaram os planos de gestão, potencial das propriedades e desafios. A proposta do GQC foi de promover a mudança de produtor para empresário rural, visando à sustentabilidade do negócio.

“Esperamos que o GQC possa ser uma porta para que as famílias se integrem e transformem a lida no campo em um negócio. Muitas vezes, são atitudes que são corriqueiramente desenvolvidas, mas não estão sistematizadas. Um bom plano possibilita que a propriedade seja mais eficiente, desenvolva atividades de qualidade, de gestão e aprimoramento para deslanchar”, comentou a coordenadora da Gerência Técnica do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Aline Veloso, que participou do encerramento também como produtora, já que a propriedade da família fez parte do programa. 

Grupo foi formado por dez propriedades, tendo a mulher empreendedora rural como foco
(Foto: Vanessa Araújo/Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros)

Gestão rural 

Parte da proposta de trabalho envolveu entender os rumos que os produtores veem para o seu negócio, colocando no papel cada passo do empreendimento, com o máximo de detalhes. Foram abordados conceitos de gestão, comercialização, marketing, finanças, contabilidade, planejamento, organização e custo de produção.

A metodologia agradou Mariah Aparecida e João Vítor Rodrigues Pimenta de Carvalho. Mãe e filho estão retomando a produção de leite na fazenda, que fica em Francisco Sá. A propriedade atua nessa cadeia produtiva desde a década de 1990, mas precisou interromper os negócios em alguns momentos. Agora, o sistema de produção foi revisto e as decisões serão todas tomadas a partir de estudo e análises.

“A gente tinha um planejamento em mente, e o GQC melhorou essa ideia e nos deu o norte para colocar os planos em prática. Muitas vezes temos ideias boas, mas não sabemos como executar”, afirmou João Vítor. 

“Foi muito enriquecedor. O GQC me fez despertar para a importância da gestão e da qualidade. A visita à propriedade particulariza cada situação, e o técnico nos ajuda a desenvolver a melhor estratégia”, destacou Mariah. 

Mariah e o filho João estão projetando retomada dos negócios
(Foto: Vanessa Araújo/Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros)

Transformação 

Os novos conhecimentos também já estão na rotina da produtora Sanara Figueiredo Pinto Santoni. Com média de 1.100 litros de leite por dia, a propriedade que ela gerencia junto ao esposo tem se tornado, cada vez mais, sustentável. São 54 vacas em lactação, com uso de animais de recria, com genética própria. Ela avalia que o GQC foi importante para ajudar a visualizar metas e expansão, colocando em foco a gestão do negócio.  

“No campo, com o passar do tempo, você adquire uma habilidade operacional. Hoje eu já tenho essa maturidade técnica, do dia a dia da fazenda. Só que a gente vai se envolvendo tanto que não dedica tanto tempo à gestão. O GQC veio em um momento importantíssimo. Vamos viver uma nova transformação”. 

O GQC foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, Fundação Credinor e Sicoob Credinor, que acompanharam o resultado e a evolução dos produtores rurais. Nos próximos meses, os participantes do programa iniciarão uma rodada de visitas técnicas nas propriedades para troca de experiências e práticas de melhoria.

A produtora Sanara explicou o plano de negócios da propriedade