Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Saúde Itinerante chega ao Norte de Minas

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
28/08/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR
A previsão é de que, por meio do Programa Saúde Itinerante, sejam realizados 12.600 em 30 municípios mineiros

Espinosa, no Norte de Minas, foi a primeira cidade da Regional Montes Claros a receber as ações do Programa Saúde Itinerante em 2025. A carreta da saúde foi montada na Praça da Meteorologia, e as ações aconteceram na segunda e terça-feira (dias 25 e 26). Mais de 200 exames foram realizados na cidade, ajudando a desafogar o sistema público de saúde, especialmente para os moradores de comunidades rurais. O programa é uma iniciativa do Sistema Faemg Senar e do Hospital de Amor, referência nacional no tratamento oncológico.

“O cuidado com estes produtores, para o diagnóstico precoce e prevenção de doenças, é muito importante. Por meio do Saúde Itinerante, o Sindicato Rural se colocou como parceiro do município, que prontamente topou a realização destes atendimentos que vão ajudar a saúde da população da cidade”, destacou o presidente do SPR de Espinosa, Marcos Vinícius Alves Nogueira.

Exames  para os moradores de comunidades rurais ajudam a desafogar o sistema público de saúde

Foram ofertados exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata. A prefeitura, parceira no evento, ofereceu ainda vacinação; testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatites e Chagas; além de aferição de pressão e teste de glicemia.

Maria das Dores Ribeiro, pequena produtora rural da Comunidade de Pedra Branca, estava há alguns meses esperando vaga para realizar a mamografia. Ela faz o rastreamento anual e não quis perder tempo para cuidar da saúde. “Todos os anos faço o exame, mas neste ano a vaga estava demorando. Foi bom o caminhão da saúde para agilizar meu pedido”, afirmou a produtora.

José Ferreira da Silva já não trabalha mais na produção rural. Mas os mais de 40 anos como lavrador deixaram algumas marcas que agora demandam cuidados especiais. Por isso, o check-up do câncer de pele no caminhão da saúde foi feito durante os atendimentos em Espinosa. "Eu vinha apresentando alguns sinais na pele e vim checar. Ter a saúde em dia é importante para seguir uma vida melhor", pontua José Ferreira.

Atendimentos no Norte de Minas

Após Espinosa, a carreta desembarcou em Porteirinha, também no Norte de Minas, onde ficará até esta sexta-feira (29), com atendimentos realizados na Praça Coronel Odilon Coelho. A Prefeitura de Porteirinha, parceira local da ação, realiza alguns atendimentos de suporte, como testagem para Doença de Chagas.

“Começamos a maratona pelo Norte de Minas, trazendo diversos exames, oportunizando aos produtores rurais este cuidado com a saúde. Muitos que estão no meio rural nem sempre conseguem acesso aos serviços de saúde”, destacou o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Dirceu Martins.

A próxima parada será Janaúba nos dias 1 e 2 de setembro, no Parque de Exposições do município.

Após Espinosa, a carreta desembarcou em Porteirinha, também no Norte de Minas

Agenda estadual

A previsão é de que, por meio do Programa Saúde Itinerante, sejam realizados 12.600 exames de prevenção ao câncer de mama, pele, colo de útero e próstata, envolvendo 30 municípios mineiros. Os atendimentos começaram em março, passando por várias cidades.

 

Até o mês de novembro, a carreta da saúde seguirá para mais seis compromissos:

20 e 21/10 – Pedra Azul

23 e 24/10 – Salinas

27 e 28/10 – Taiobeiras

30 e 31/10 – Machacalis

3 e 4/11 – Ladainha

6 e 7/11 – Nova Módica