Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Reunião com Exército alinha cursos em Juiz de Fora

INTEGRAÇÃO
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
28/04/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Encontro discutiu maneiras de agilizar as parcerias entre as Forças Armadas e as entidades do Sistema S

Cursos do Senar ocorrem em parceria com o Exército e qualificam recrutas para o trabalho após o período militar

O Sindicato Rural de Juiz de Fora representou o Sistema Faemg Senar em uma reunião com o Exército a respeito do programa Soldado Cidadão. A iniciativa busca qualificar militares e favorecer uma formação que ajude nas necessidades do quartel e na vida profissional posterior ao serviço militar. Minas Gerais tem 7.911 militares.

Estiveram presentes diversas entidades do Sistema S, dentre elas, o Senar Minas, que foi apresentado aos participantes pelo agente de desenvolvimento rural, João Carlos Fernandes. A reunião contou com a presença de autoridades da corporação e representantes dos quartéis e batalhões de Juiz de Fora. Na ocasião, foram discutidas maneiras de agilizar as parcerias entre as Forças Armadas e as entidades do Sistema S, além de melhorar o relacionamento entre as instituições.

O agente de desenvolvimento rural, João Carlos Fernandes, ressaltou que as parcerias entre o Sistema Faemg Senar e o Exército vêm crescendo nos últimos anos, com mais cursos oferecidos e militares formados. Em 2021 foram 34 cursos oferecidos para o programa Soldado Cidadão. Já em 2022 foram 36 qualificações e cerca de 350 soldados atendidos apenas no Sindicato Rural de Juiz de Fora.

Em 2022 foram 36 qualificações e cerca de 350 soldados atendidos apenas

“São cursos que auxiliam no dia a dia dos quartéis, mas que também possibilitam a profissionalização desta pessoa após sua saída da corporação. Conteúdos como construção de fossa séptica ecológica, solda com arco elétrico e eletrodo revestido, operação e manutenção de roçadeira, motosserra, eletricista rural, pedreiro para construções rurais, produção artesanal de alimentos, bombeiro hidráulico, operação de drones, manutenção de motocicletas e diversos outros. Existem casos de pessoas que fizeram cursos com o Senar e foram contratadas por grandes empresas após cumprir seu período de serviço militar”, ressaltou João Carlos.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães, disse que o Exército é um grande parceiro do Sistema Faemg Senar, frequentemente cedendo suas dependências e materiais para a realização de cursos e eventos para público externo. “Às vezes temos turmas mistas, com militares e civis. Essa parceria auxilia na capacitação dos soldados e de pessoas de fora dos quartéis. Além disso, grande parte desses recrutas, quando saem do serviço militar, estão disponíveis para trabalhar em propriedades rurais e agroindústrias da região, com mão de obra qualificada”, comentou Wander.

Mais detalhes sobre os cursos do Sistema Faemg Senar estão disponíveis neste link.