Nesta segunda-feira (19/12), foi realizada a última reunião de 2022 da Comissão Técnica de Cachaça de Alambique do Sistema Faemg Senar. No centro das discussões, a apresentação dos nove grupos ativos de ATeG-Cachaça e das novas perspectivas para o setor, além da presença dos secretários adjuntos da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG) e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDE), que falaram sobre o desenvolvimento do setor em Minas Gerais e das questões tributarias, como o ICMS-ST.
Para o presidente da Comissão Técnica da Cachaça de Alambique do Sistema Faemg Senar, Roger Sejas Guzman Junior, a reunião foi importante para mostrar os resultados das ações realizadas por meio de iniciativas acordadas em encontros anteriores e também para comprovar o trabalho do Sistema.
“Tratamos da informalidade e da estrutura tributária sobre a bebida, vislumbrando que o próximo ano será bastante positivo, principalmente para o setor da cachaça de alambique. É bom reiterar que estamos nos sentindo muito amparados pelo Sistema Faemg Senar, que vem criando oportunidades únicas para estabelecer contatos com o governo”, avalia.
A reunião também foi uma oportunidade para apresentar os cursos de Responsável Técnico (RT) e BPF-Cachaça, que aborda as boas práticas da fabricação da bebida. “Aproveitamos o momento para repassar atualizações sobre a Instrução Normativa nº 13 que estão prestes a serem publicadas e traçamos um planejamento prévio de reuniões e pautas prioritárias para 2023”, avaliou a analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar Ana Carolina Gomes.