Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

Reforço no cuidado com a saúde da mulher em Oliveira

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR GISELE NISHIYAMA, DE LAVRAS
24/05/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Sindicato dos Produtores Rurais de Oliveira e o Sistema FAEMG, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Saúde, promoveram o Programa Saúde Itinerante para atender os pacientes do Programa de Saúde da Família Rural (PSF) em Oliveira, nos dias 19 e 20 de maio.

Para o suplente da diretoria do Sistema FAEMG e presidente do Sindicato, Márcio Eugenio Leite de Castro, o evento trouxe um momento singular e de muita satisfação. “Nós conseguimos concluir essa rotina perfazendo um total de 160 mulheres que fizeram exames preventivos. O Sindicato Rural conseguiu contribuir positivamente junto às trabalhadoras rurais, às produtoras rurais, junto à sociedade de Oliveira, em um momento único para a gente proporcionar bem-estar e uma segurança maior para as nossas mulheres”.

O presidente aproveitou para agradecer ao Sistema FAEMG, principalmente, pela parceria com o Sindicato Rural viabilizando o ‘Caminhão da Saúde’ para a cidade, e à Secretaria de Saúde, que trabalhou fortemente para viabilizar o evento. “A gente via, com muita emoção, a alegria das atendidas saindo do caminhão mais tranquilas, mais alegres e recebendo o brinde. Foi um momento especial para nós do Sindicato, foi a primeira vez que nós participamos desta parceria e certamente vai ser a primeira de várias parcerias”, destacou Márcio Eugênio.

Iniciativa bem-vinda

Elisete Aparecida de Castro Silva, atendida pelo Programa, disse que o trabalho realizado foi maravilhoso e desejou que ele se repita. “Foi muito bom ver as mulheres aqui, foi excelente o trabalho do Sistema FAEMG em Oliveira. Só tenho a agradecer à equipe, que sempre se preocupa com a nossa saúde e está trazendo este benefício para nós. O exame é maravilhoso, ajuda bastante. Tudo muito rápido, a moça que faz o exame é excelente, deixa a gente muito à vontade. A equipe está de parabéns, o Sindicato está sempre trazendo benefícios para a nossa cidade”.

O gerente regional do Sistema FAEMG em Lavras, Rodrigo Ferreira, ressalta que o Programa Saúde Itinerante é um projeto idealizado pelo Sistema FAEMG e é realizado em parceria com as entidades cooperadas, voltadas para a saúde do homem e da mulher do campo. “Através dele, viabilizamos exames para o homem, coleta de PSA e consulta com o urologista e, para a mulher, o Papanicolau e Mamografia. São exames de extrema importância para a população, mas que ainda enfrentamos grande resistência, por parte principalmente dos homens”, analisa.

A partir da esquerda, Lucas Lasmar, o gerente Rodrigo Ferreira, o mobilizador do Sindicato de Oliveira, Geovani Stacanelli, e Carlos Rezende, do Sistema FAEMG

O Programa agrega não só em resultados, mas conscientiza as pessoas por onde passa para estarem sempre em dia com a saúde. “Para que o Programa seja realizado, a gente conta com as parcerias dos Sindicatos, que são os nossos representantes de ponta, responsáveis por toda a organização do evento e a busca de novos parceiros. Ainda tem as equipes das prefeituras, principalmente da secretaria da saúde, que fazem um estudo local e sabem das principais necessidades dentro da área”, detalhou o gerente.

Chamada para o autocuidado

A secretária municipal de saúde de Oliveira, Elisângela das Dores Neto, também agradeceu à parceria e fez um alerta ao cuidado com a saúde das mulheres. “Agradeço ao Sindicato e ao SENAR por esta parceria e estamos sempre abertos para que estas ações possam proporcionar uma melhor qualidade de vida aos oliveirenses. Aproveito a ocasião e deixo uma mensagem para que as mulheres se atentem da importância de fazer a mamografia, de fazer o autoexame e de realizar o preventivo, pois, qualquer doença, se for diagnosticada no início, é muito mais fácil o tratamento e a chance de recuperação”.

Geovani Vasconcelos Stacanelli, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Oliveira, demonstrou sua gratidão às parcerias que viabilizaram a implementação do Programa e elogiou o evento. “Deu tudo certo, da melhor maneira possível. O Sindicato não mediu esforços para contribuir com o Caminhão na cidade, com os cursos e outros seminários e projetos do SENAR. Queremos, com tudo isso, proporcionar bem-estar aos produtores, a seus familiares e aos trabalhadores rurais da cidade. É com muita alegria que terminamos as consultas. Respiro hoje com o ar de dever cumprido. O pessoal está muito satisfeito, muito alegre”.

Da direita para à esquerda, o presidente do Sindicato, Márcio de Castro; a secretária de saúde Elisângela Neto; Carlos Rezende, do Sistema FAEMG; e o mobilizador Geovani

“O Sindicato Rural e o SENAR já são parceiros da prefeitura em várias ações. Esses são exames essenciais na vida das mulheres e, com os resultados em mãos, elas estarão melhor assistidas”, afirmou a prefeita de Oliveira, Cristine Lasmar. “É importante lembrar que todas nós, mulheres, devemos realizar, periodicamente, o autoexame das mamas e, se sentirmos alguma alteração, devemos procurar uma unidade de saúde. Muito obrigada por esta parceria tão importante!”, destacou.