Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Meio Ambiente

Acesse informações técnicas sobre a gestão ambiental na atividade agropecuária em Minas Gerais.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe

PROGEARTE culmina em feira com produtos de alta qualidade

ARTESANATO E GESTÃO
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
07/03/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

As artesãs de Delfinópolis e de Cássia se superaram no processo criativo proposto pelo Programa de Gestão do Artesanato (PROGEARTE) e mostraram a sua arte em uma feira, nesse sábado (5), em Delfinópolis. As criações surpreenderam pela beleza e qualidade dos produtos. Criado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, o projeto foi desenvolvido pela primeira vez no estado com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Delfinópolis e do Sindicato Rural de Cássia. O programa culminou na realização da feira, que tinha como meta mostrar o trabalho das artesãs para a comunidade local. O resultado também atraiu turistas de várias localidades.

Cássia e Delfinópolis são cidades próximas, mas com características culturais diferentes. As integrantes da Associação de Artesanato de Cássia, além das peças em cerâmica, tear e fios, levou para a feira a música, por meio do seu coral. A cidade é conhecida, entre outros quesitos, pela sua representação musical. E, ao som de “Caçador de Mim”, as artesãs mostraram o quanto “caçaram” as suas tradições e as traduziram no artesanato.

As Arteiras da Canastra, anfitriãs do evento, mostraram o que podem produzir com a fibra de bananeiras. O material é abundante no município, que é o segundo maior produtor da fruta em Minas Gerais. “Artesanato é profissão e podemos viver dele”. Com esta declaração, a presidente das Arteiras da Canastra, Silvia Barcamuta Cabral, fala o quanto o Progearte foi importante para o grupo, que passou a ter uma nova visão do negócio.  

“É importante valorizar a arte de comunidades rurais. Nosso objetivo é ensinar o artesão a expressar sua criatividade em peças de qualidade, valorizando a identidade e a história local e criando oportunidades de comercialização, de forma que eles possam se manter, e crescer, financeiramente”, explicou a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Liziana Rodrigues.

Evento

“Primeiramente, quero agradecer a Deus por estarmos realizando esse evento maravilhoso, que o pessoal do Sistema FAEMG e o Progearte nos proporcionou. Nos ensinou a valorizar o nosso trabalho, o nosso tempo. Aprendemos muito e somos gratas. Fica o grande aprendizado de valorizarmos o nosso artesanato”, destacou a artesã do grupo Arteiras da Canastra, Elizabet Aparecida do Carmo.

O instrutor Jair Dionísio de Souza, que já havia dito que se surpreenderia com o resultado, confirmou a sua previsão inicial: altíssima qualidade. “Esse projeto fez com que as artesãs estejam preparadas para se apresentarem em qualquer evento nacional, pois estão produzindo dentro da base conceitual do artesanato nacional”.  

Para a presidente da Associação de Cássia, Simone Cristina Campos Silva, o programa é valioso para o desenvolvimento das artesãs, especialmente no que envolve precificação e especialização em vendas. “Essa foi uma experiência muito positiva”.  

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Cássia, Domingos Inácio Salgado, destacou a importância da parceria entre os dois municípios. Segundo ele, é um caminho a ser seguido para o desenvolvimento de muitas ações entre as entidades cooperadas do Sistema FAEMG. “O programa prepara e capacita as artesãs para atender a demanda que virá”. 

PROGEARTE

A iniciativa promove a profissionalização do artesão mineiro, adequando o processo de criação e a produção artesanal por meio de estratégias de gestão e marketing. Durante cinco meses, as Arteiras da Canastra e a Associação das Artesãs de Cássia fizeram cursos sobre diagnóstico sociocultural e gerencial, marketing, monitoramento de qualidade, marketing digital, empreendedorismo, gestão financeira, associativismo, monitoramento de qualidade e do perfil. O último módulo da capacitação foi no início de fevereiro para a preparação para a exposição das peças.