Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Profissionalização e diversificação são estratégias

PECUÁRIA LEITEIRA
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
20/03/2026 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Produtor de Bocaiuva explica como tornou seu negócio rentável e sustentável

A bovinocultura de leite está na família de Ronaldo Agostinho da Cruz há muitas gerações. Apesar da consolidação no ramo, o produtor de Bocaiuva, no Norte de Minas, viu a necessidade de atuar de forma mais profissional e planejada para escapar das oscilações do mercado. Nos últimos anos, ele adotou mudanças, sendo a principal delas o uso do sistema de pastejo rotacionado.

“Trouxemos os animais para três hectares, que é uma área intensiva. Foi quando vi que era possível crescer na atividade. Os animais andavam muito e hoje se tornaram vacas mais produtivas, se alimentando melhor”, explicou.

Com maior produção e a gestão do negócio fluindo, Ronaldo passou a valorizar outra tradição da família: a produção de queijos. São produzidas 250 peças de queijo por semana. Para 2026, a ampliação da estrutura da agroindústria do leite e derivados já está em andamento, com investimentos de mais de R$ 150 mil em obras.

“Dentro da atividade leiteira temos desafios. Para dinamizar o leite e não ficar refém do mercado, hoje eu entrego 60% da produção e o restante fica para os queijos. Alguns produtores não enxergam a atividade como empresa, e é preciso ter este olhar clínico. Hoje tenho todo o processo de gestão anotados para avaliar se a atividade está sendo lucrativa”, destacou.

 CLIQUE AQUI PARA LER O JORNAL EM CAMPO NA ÍNTEGRA.